quarta-feira, 29 de março de 2017

Como pesquisar na Web (Literacia da informação)

Nos dias 24 e 28 de março foram dinamizadas, na biblioteca escolar, sessões de literacia de informação para todas as turmas do 2º ciclo intituladas “Como pesquisar na Web”, contando com a preciosa colaboração do elemento da equipa da BE, o docente João Carlos da disciplina de EMRC.
Na planificação desta atividade, e tendo como base o Powerpoint que elaborámos no ano anterior para o efeito, fizemos uma adaptação e produziu-se um novo trabalho que será disponibilizado no blog.
Foram analisadas várias questões entre as quais: “motores de busca”, “como verificar a informação numa página Web”, “etapas para agilizar uma pesquisa”…
As próximas sessões, no âmbito da literacia da informação, abordarão a seguinte temática “Como elaborar um trabalho escrito”.
Entre os principais objetivos destas atividades destacam-se o aumento das atividades de formação para o uso correto e seguro da informação, dos média e das tecnologias, ambientes e ferramentas digitais e em linha e, também, a disponibilização de materiais de apoio à utilização/produção adequada da informação, da Internet e ao estudo.

Face à pertinência da temática e às necessidades verificadas, estas sessões serão extensivas aos alunos do 9.º ano, a calendarizar no âmbito da Semana da Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário