quinta-feira, 22 de junho de 2017
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Eco - Código
O Concurso Nacional Eco-Código pretende
estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa
Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o
poster.
O nosso Eco-Código expressa uma
declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros
da comunidade seguem, constituindo assim o código de conduta ambiental da
escola.
A coordenadora do programa Eco -
Escolas
Glória Branco
terça-feira, 20 de junho de 2017
terça-feira, 6 de junho de 2017
segunda-feira, 5 de junho de 2017
quinta-feira, 1 de junho de 2017
Como Realizar um trabalho Escrito
Nos dias 17, 18, 19 e 22 de maio foram dinamizadas, na biblioteca
escolar, sessões de literacia de informação para alunos das turmas 5.ºA, 6.ºA, 7.ºA, 7ºB, 7ºC e 9.º A intituladas “Como realizar um trabalho escrito”, contando com a
preciosa colaboração do elemento da equipa da BE, o professor João Alves, ocupando as suas aulas de “Educação Moral e Religião Católica”, com o respetivo número de alunos matriculados nesta disciplina.
Na planificação desta atividade foi utilizado um
Powerpoint, elaborado no ano anterior, e que publicamos novamente neste blog.
Foram divulgadas e analisadas orientações para elaboração de um trabalho escolar, entre as quais: seleção
do tema, metodologia, redação, estrutura, capa, folha de rosto, sumário, introdução,
desenvolvimento… Também não foram esquecidas dicas importantes a reter e que
despertaram o interesse e curiosidade dos alunos.
Melhorar as competências das Literacias da Informação
e comunicação, trabalhar com os professores e os alunos em projetos e
atividades e colaborar/apoiar as atividades curriculares e não curriculares, foram os principais objetivos desta atividade.
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Atividade “How to Apply for a Job”
Nos dias 23 e 30 de maio foi dinamizada na biblioteca
escolar a atividade “How to Apply for a Job”, em articulação com a docente de
inglês, Carla Oliveira, previamente planificada, no âmbito da literacia dos média. Foi abrangida uma turmas do 9.ºano, distribuída por sessões de um blocos de 90 mints e um de 45 mints.
Entre as principais temáticas abordadas destacam-se a
leitura de anúncios de emprego online, procedimentos de candidatura ao primeiro
emprego e elaboração de um currículo.
Os alunos ficaram a conhecer e a utilizar meios/vias
de divulgação de emprego, assim como os procedimentos necessários na procura do
mesmo. Utilizaram ferramentas digitais na aprendizagem dos diferentes domínios
da disciplina de inglês e utilizaram os recursos da biblioteca escolar.
Criou-se uma boa dinâmica de trabalho e de espírito de grupo, com interesse e motivação demonstrados pelos alunos, ao longo das tarefas realizadas.
Criou-se uma boa dinâmica de trabalho e de espírito de grupo, com interesse e motivação demonstrados pelos alunos, ao longo das tarefas realizadas.
sexta-feira, 19 de maio de 2017
Livro Digital - trabalhos dos alunos
sexta-feira, 12 de maio de 2017
sexta-feira, 5 de maio de 2017
quarta-feira, 3 de maio de 2017
Semana da Leitura
Nos dias 21, 24, 25, 26, 27 e 28 de abril de 2017,
decorreu a Semana da Leitura, iniciativa articulada com a rede interconcelhia
de Bibliotecas de Barroso. Enquadrada na 11ª edição da Semana da Leitura, teve
como tema central «Ler é Prazer para
Ser».
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a
inauguração da Exposição “Ler é Prazer p’ra Ser”, patente no hall de entrada e
com a entrega de prémios aos alunos vencedores nos concursos PNL. Ao longo da
semana realizaram-se as várias atividades em diferentes espaços, entre os quais
se destacam o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal, a rádio Fórum
Boticas e a própria escola.
“Iniciamos o
dia a ler”, “A Hora do Conto”, “Ler é um ato de Cidadania”, foram atividades
comuns a todos os dias contemplados nesta semana, como já vem sendo habitual em
anos anteriores.
O encerramento da Semana da Leitura 2017 teve como
principal enfoque a visita dos escritores “António Vilhena” com a apresentação
dos livros Picó Seis Dedos no Planeta Azul e “Lídia Machado” com a obra Maggy,
a Fada!..., para a Educação Pré escolar, os 1.º
e 2.º ciclos.
Esta semana envolveu não só escolas e encarregados de
educação, mas também a autarquia, professores, escritores e individualidades
públicas, que desenvolveram atividades junto das populações, ultrapassando-se
em muito a sala de aula pela apropriação do espaço público.
sábado, 29 de abril de 2017
Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal
A Prova Intermunicipal da 11.ª edição do Concurso
Nacional de Leitura (CNL) decorreu em Boticas, no dia 27 de abril, agendada no
âmbito das atividades da Semana da Leitura.
Com promoção e coordenação da responsabilidade da
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto
parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL) foi, este ano letivo, organizada
pela Biblioteca Municipal de Boticas, em parceria com o Agrupamento de Escolas
Gomes Monteiro.
Representaram o nosso Agrupamento as alunas do
terceiro ciclo, selecionados na prova realizada ao nível da escola, Inês
Domingues, Inês Mota e Joana Pires.
O júri da prova foi constituído pela Vereadora da
Educação, Maria do Céu Fernandes, pelo Professor, Tradutor, Poeta e Comissário
do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, e pelo Professor,
Escritor, Cronista e Poeta, António Vilhena.
Foi um dia de cultura e de festa, com apontamentos muito
especiais do apresentador e conhecido humorista Jorge Serafim.
Após apuramento dos cinco melhores alunos de cada
nível de ensino, procedeu-se à realização de duas provas de eliminação, uma escrita
e outra oral. A prova oral, com os cinco melhor classificados da prova escrita,
realizou-se no Auditório Municipal.
A nossa Inês Mota foi selecionada e passou à prova
oral constituída pela leitura expressiva de um poema e pela expressão de
conhecimentos das obras, apelando à capacidade argumentativa. A Inês conquistou
o júri e honrou-nos com um prestigiante 3º lugar.
Parabéns à Inês e a todos os alunos, pois deram o seu melhor nesta festa da leitura.
Parabéns à Inês e a todos os alunos, pois deram o seu melhor nesta festa da leitura.
terça-feira, 25 de abril de 2017
quinta-feira, 20 de abril de 2017
quinta-feira, 6 de abril de 2017
segunda-feira, 3 de abril de 2017
À Roda do Livro
No âmbito da dinamização da atividade À
Roda do Livro, as turmas do 5ºA, 6ºA, 6ºB e 8ºA visitaram a biblioteca
escolar no decorrer do mês de fevereiro e março.
Os alunos divulgaram à turma a história da obra
requisitada anteriormente, leram pequenos fragmentos em voz alta, seguindo-se
algumas questões e pequenos debates. De seguida, e de acordo com os seus
interesses e necessidades, requisitaram um novo livro, procedimento que teve
como base, e em função dos comentários feitos, a troca de obras entre colegas.
Foi feito, por alguns alunos, o comentário on-line no
blogue da BE, na aplicação “À roda do livro”, utilizando a ferramenta Google
Drive.
Mais uma vez se verificou, com o desenrolar das
sessões, um crescente entusiasmo e espírito de iniciativa, potenciando o
desenvolvimento de competências leitoras e hábitos de leitura.
Serão divulgados, brevemente, os melhores comentários
num livro digital.
sexta-feira, 31 de março de 2017
Concurso Nacional de Leitura (CNL)
Ver biografia dos autores AQUI e AQUI.
quinta-feira, 30 de março de 2017
Escrita Criativa
No âmbito da atividade "Escrita Criativa", foi explorada a obra “Versos de Cacaracá” com as turmas do 3.ºano.
Em pares, os alunos escreveram um poema, mantendo o primeiro e o nono verso de outro poema “Quem sou eu”.
Também, na animação de leitura da obra "Bichos, bichinhos e bicharocos", e na continuidade da sua exploração, os alunos produziram os trabalhos que acima publicamos.
quarta-feira, 29 de março de 2017
Como pesquisar na Web (Literacia da informação)
Nos dias 24 e 28 de março foram dinamizadas, na
biblioteca escolar, sessões de literacia de informação para todas as turmas do
2º ciclo intituladas “Como pesquisar na Web”, contando com a preciosa
colaboração do elemento da equipa da BE, o docente João Carlos da disciplina de
EMRC.
Na planificação desta atividade, e tendo como base o Powerpoint
que elaborámos no ano anterior para o efeito, fizemos uma adaptação e
produziu-se um novo trabalho que será disponibilizado no blog.
Foram analisadas várias questões entre as quais:
“motores de busca”, “como verificar a informação numa página Web”, “etapas para
agilizar uma pesquisa”…
As próximas sessões, no âmbito da literacia da
informação, abordarão a seguinte temática “Como elaborar um trabalho escrito”.
Entre os principais objetivos destas atividades
destacam-se o aumento das atividades de formação para o uso correto e seguro da
informação, dos média e das tecnologias, ambientes e ferramentas digitais e em
linha e, também, a disponibilização de materiais de apoio à utilização/produção
adequada da informação, da Internet e ao estudo.
Face à
pertinência da temática e às necessidades verificadas, estas sessões serão
extensivas aos alunos do 9.º ano, a calendarizar no âmbito da Semana da
Leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



