quarta-feira, 21 de junho de 2017

Eco - Código



O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster.
O nosso Eco-Código expressa uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade seguem, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola

A coordenadora do programa Eco - Escolas
Glória Branco

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Como Realizar um trabalho Escrito



Nos dias 17, 18, 19 e 22 de maio foram dinamizadas, na biblioteca escolar, sessões de literacia de informação para alunos das turmas 5.ºA, 6.ºA, 7.ºA, 7ºB, 7ºC e 9.º A intituladas “Como realizar um trabalho escrito”, contando com a preciosa colaboração do elemento da equipa da BE, o professor João Alves, ocupando as suas aulas de “Educação Moral e Religião Católica”, com o respetivo número de alunos matriculados nesta disciplina.
Na planificação desta atividade foi utilizado um Powerpoint, elaborado no ano anterior, e que publicamos novamente neste blog.
Foram divulgadas e analisadas orientações para elaboração de um trabalho escolar, entre as quais: seleção do tema, metodologia, redação, estrutura, capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento… Também não foram esquecidas dicas importantes a reter e que despertaram o interesse e curiosidade dos alunos.
Melhorar as competências das Literacias da Informação e comunicação, trabalhar com os professores e os alunos em projetos e atividades e colaborar/apoiar as atividades curriculares e não curriculares, foram os principais objetivos desta atividade.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atividade “How to Apply for a Job”


Nos dias 23 e 30 de maio foi dinamizada na biblioteca escolar a atividade “How to Apply for a Job”, em articulação com a docente de inglês, Carla Oliveira, previamente planificada, no âmbito da literacia dos média. Foi abrangida uma turmas do 9.ºano, distribuída por sessões de um blocos de 90 mints e um de 45 mints.
Entre as principais temáticas abordadas destacam-se a leitura de anúncios de emprego online, procedimentos de candidatura ao primeiro emprego e elaboração de um currículo.
Os alunos ficaram a conhecer e a utilizar meios/vias de divulgação de emprego, assim como os procedimentos necessários na procura do mesmo. Utilizaram ferramentas digitais na aprendizagem dos diferentes domínios da disciplina de inglês e utilizaram os recursos da biblioteca escolar.
Criou-se uma boa dinâmica de trabalho e de espírito de grupo, com interesse e motivação demonstrados pelos alunos, ao longo das tarefas realizadas.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Livro Digital - trabalhos dos alunos


Trabalhos dos alunos do 1.ºA no âmbito da área de Literacia de Leitura "Atividades de animação de leitura".

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Semana da Leitura


Nos dias 21, 24, 25, 26, 27 e 28 de abril de 2017, decorreu a Semana da Leitura, iniciativa articulada com a rede interconcelhia de Bibliotecas de Barroso. Enquadrada na 11ª edição da Semana da Leitura, teve como tema central  «Ler é Prazer para Ser».
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “Ler é Prazer p’ra Ser”, patente no hall de entrada e com a entrega de prémios aos alunos vencedores nos concursos PNL. Ao longo da semana realizaram-se as várias atividades em diferentes espaços, entre os quais se destacam o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal, a rádio Fórum Boticas e a própria escola.
 “Iniciamos o dia a ler”, “A Hora do Conto”, “Ler é um ato de Cidadania”, foram atividades comuns a todos os dias contemplados nesta semana, como já vem sendo habitual em anos anteriores.
O encerramento da Semana da Leitura 2017 teve como principal enfoque a visita dos escritores “António Vilhena” com a apresentação dos livros Picó Seis Dedos no Planeta Azul e “Lídia Machado” com a obra Maggy, a Fada!..., para a Educação Pré escolar, os 1.º  e 2.º ciclos.
Esta semana envolveu não só escolas e encarregados de educação, mas também a autarquia, professores, escritores e individualidades públicas, que desenvolveram atividades junto das populações, ultrapassando-se em muito a sala de aula pela apropriação do espaço público.

sábado, 29 de abril de 2017

Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal

A Prova Intermunicipal da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorreu em Boticas, no dia 27 de abril, agendada no âmbito das atividades da Semana da Leitura.
Com promoção e coordenação da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL) foi, este ano letivo, organizada pela Biblioteca Municipal de Boticas, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.
Representaram o nosso Agrupamento as alunas do terceiro ciclo, selecionados na prova realizada ao nível da escola, Inês Domingues, Inês Mota e Joana Pires.
O júri da prova foi constituído pela Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, pelo Professor, Tradutor, Poeta e Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, e pelo Professor, Escritor, Cronista e Poeta, António Vilhena.
Foi um dia de cultura e de festa, com apontamentos muito especiais do apresentador e conhecido humorista Jorge Serafim.
Após apuramento dos cinco melhores alunos de cada nível de ensino, procedeu-se à realização de duas provas de eliminação, uma escrita e outra oral. A prova oral, com os cinco melhor classificados da prova escrita, realizou-se no Auditório Municipal.
A nossa Inês Mota foi selecionada e passou à prova oral constituída pela leitura expressiva de um poema e pela expressão de conhecimentos das obras, apelando à capacidade argumentativa. A Inês conquistou o júri e honrou-nos com um prestigiante 3º lugar.
Parabéns à Inês e a todos os alunos, pois deram o seu melhor nesta festa da leitura.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

"À Roda do Livro" - os melhores comentários


À Roda do Livro

No âmbito da dinamização da atividade À Roda do Livro, as turmas do 5ºA, 6ºA, 6ºB e 8ºA visitaram a biblioteca escolar no decorrer do mês de fevereiro e março.
Os alunos divulgaram à turma a história da obra requisitada anteriormente, leram pequenos fragmentos em voz alta, seguindo-se algumas questões e pequenos debates. De seguida, e de acordo com os seus interesses e necessidades, requisitaram um novo livro, procedimento que teve como base, e em função dos comentários feitos, a troca de obras entre colegas.
Foi feito, por alguns alunos, o comentário on-line no blogue da BE, na aplicação “À roda do livro”, utilizando a ferramenta Google Drive.
Mais uma vez se verificou, com o desenrolar das sessões, um crescente entusiasmo e espírito de iniciativa, potenciando o desenvolvimento de competências leitoras e hábitos de leitura.

Serão divulgados, brevemente, os melhores comentários num livro digital.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Concurso Nacional de Leitura (CNL)

 No próximo dia 27 de abril vai realizar-se a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura em Boticas, na Biblioteca Municipal. Irão representar o Agrupamento de escolas Gomes Monteiro as alunos do terceiro ciclo, Inês Domingues, Inês Mota e Joana Pires que foram selecionados na prova realizada ao nível da escola.
Ver biografia dos autores AQUI e AQUI.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Escrita Criativa





No âmbito da atividade "Escrita Criativa", foi explorada a obra “Versos de Cacaracá” com as turmas do 3.ºano.
Em pares, os alunos escreveram um poema, mantendo o primeiro e o nono verso de outro poema “Quem sou eu”.
Também, na animação de leitura da obra "Bichos, bichinhos e bicharocos", e na continuidade da sua exploração, os alunos produziram os trabalhos que acima publicamos.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Como pesquisar na Web (Literacia da informação)

Nos dias 24 e 28 de março foram dinamizadas, na biblioteca escolar, sessões de literacia de informação para todas as turmas do 2º ciclo intituladas “Como pesquisar na Web”, contando com a preciosa colaboração do elemento da equipa da BE, o docente João Carlos da disciplina de EMRC.
Na planificação desta atividade, e tendo como base o Powerpoint que elaborámos no ano anterior para o efeito, fizemos uma adaptação e produziu-se um novo trabalho que será disponibilizado no blog.
Foram analisadas várias questões entre as quais: “motores de busca”, “como verificar a informação numa página Web”, “etapas para agilizar uma pesquisa”…
As próximas sessões, no âmbito da literacia da informação, abordarão a seguinte temática “Como elaborar um trabalho escrito”.
Entre os principais objetivos destas atividades destacam-se o aumento das atividades de formação para o uso correto e seguro da informação, dos média e das tecnologias, ambientes e ferramentas digitais e em linha e, também, a disponibilização de materiais de apoio à utilização/produção adequada da informação, da Internet e ao estudo.

Face à pertinência da temática e às necessidades verificadas, estas sessões serão extensivas aos alunos do 9.º ano, a calendarizar no âmbito da Semana da Leitura.