segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

 Autor do Mês - Fevereiro de 2012

Isabel Allende

Saiba mais no separador "Autor do Mês"

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Concurso "Faça Lá Um Poema."

A Bibliotca escolar convida todos os alunos da Escola a participar no Concurso de Poesia Faça Lá Um Poema.
O concurso decorre entre Janeiro e Março de 2012 e terá a sua final no dia 24 de Março de 2012.
Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém  (CCB), o Dia Mundial da Poesia em cujo programa será integrada com uma simbólica entrega de prémios aos vencedores.

Faz o teu poema e deposita-o na caixa poética que se encontra na Biblioteca!

Empenha-te e faz o teu melhor!
Boa Sorte!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Autor do Mês

Visite o nosso separador "Autor do Mês" e fique a saber um pouco mais de Luís Sepúlveda

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
Realizou-se no dia 5 de janeiro, nas instalações da Biblioteca Escolar, a seleção dos alunos para participarem no Concurso Nacional de Leitura.

Alunos selecionados:
  • Tiago Ferreira Pinto de Freitas, nº11, 5ºB;
  • Sara Patrícia Freitas Monteiro, nº18, 6ºA;
  • Leandro Silva Alves, nº11, 8ºB;
  • Inês Leal Pinheiro, nº10, 9ºA;
  • Ana Rita Gonçalves Rodrigo, nº3, 9ºB.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A magia do Natal plublicada por Sophia no seu blog

Neste Natal...

Que neste Natal todas as pessoas sigam a conduta da protagonista do conto “A Noite de Natal” da nossa querida escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. “A Noite de Natal” é uma narrativa infanto-juvenil que conta a história de uma menina, a Joana. A Joana era uma menina solitária, que não tinha amigos. Um dia, enquanto brincava no seu jardim, construindo casas de musgo, passou um menino, o Manuel, e logo se tornaram amigos. Passados alguns meses, chegou a noite de Natal e, na casa de Joana, começavam os preparativos para a grande festa. Durante todo o dia e noite, Joana esteve preocupada com o seu amigo, pensando como seria o seu Natal. Esta preocupação ia crescendo à medida que uma das empregadas dizia, insistindo, que o Manuel não teria Natal, porque era pobre. Esta situação desolou Joana, que, aproveitando a saída de todos para a missa do Galo, saiu de casa e penetrou no pinhal, em busca da cabana onde supostamente viveria o seu novo amigo, para com ele dividir os presentes que tinha recebido. Deixo-vos aqui um pequeno excerto: Subiu a escada e foi para o seu quarto. Os seus presentes de Natal estavam em cima da cama. Joana olhou-os um por um. E pensava: - Uma boneca, uma bola, uma caixa de tintas e livros. São tal e qual os presentes que eu queria. Deram-me tudo o que queria. Mas ao Manuel ninguém deu nada. E sentada na beira da cama, ao lado dos presentes, Joana pôs-se a imaginar o frio, a escuridão e a pobreza. Pôs-se a imaginar a Noite de Natal naquela casa que não era bem uma casa, mas um curral de animais. “Que frio lá deve estar!”, pensava ela. “Que escuro lá deve estar!”, pensava ela. “Que triste lá deve estar!”, pensava ela. E começou a imaginar o curral gelado e sem nenhuma luz onde Manuel dormia em cima das palhas, aquecido só pelo bafo de uma vaca e de um burro. - Amanhã vou-lhe dar os meus presentes – disse ela. Todas as pessoas deviam ser como a Joana, porque está nas mãos de todos nós darmos lugar à solidariedade, ao respeito, à dignidade, à fraternidade, à tolerância e à justiça. Mas estes são valores que não podem surgir na mente do ser humano apenas na época natalícia, mas sim permanecer durante os 365 dias do ano. Que todas as famílias se reúnam e, num ambiente de paz e de boa vontade, celebrem mais um Natal...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

É Natal!!! É Natal!!!

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os elementos da Comunidade Educativa e a todos os seguidores deste blog, um Santo e Feliz Natal... e muitas e... boas leituras!!!
 
Convidamos todos os nossos seguidores a deixarem uma mensagem de Natal, e a sugerirem um livro para a interrupção letiva do Natal!