segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Halloween



Na última semana do mês de outubro, comemorou-se o Halloween, celebração de origem anglo-saxónica, que tem, nos últimos anos, conquistado atenções no nosso país. Isto deve-se, em boa parte, à lecionação da disciplina de Inglês e à sensibilização dos alunos para tradições e celebrações oriundas dos países de expressão inglesa.
Deste modo, o grupo de Inglês deste agrupamento levou a cabo as seguintes atividades ao longo da referida semana: decoração de espaços interiores e exteriores; exposição de trabalhos de alunos de todos os níveis de ensino deste agrupamento; visita aos jardins de infância de Boticas e Beça, com a leitura de um conto alusivo à temática em causa; sessões de cinema, à hora do almoço, em parceria com a biblioteca (“Harry Potter e a Câmara dos Segredos” para o segundo ciclo e “Crepúsculo” da Saga Twilight, para o terceiro ciclo), bem como sensibilização para a leitura de obras Britânicas, sobre o tema do fantástico, com destaque para algumas obras e para a atividade "Autor  do mês", dedicada a J.K.Rowling e à coletânea Harry Potter; realização de um baile de máscaras, no dia trinta e um de outubro, com atuação inicial de um grupo de alunos que dançaram o “Thriller” de Michael Jackson e, para finalizar o dia, jogos variados; realização de um concurso de tartes, bolos e doces de abóbora. Tendo por base estas iguarias, serão, posteriormente, compiladas as respetivas receitas, a fim de se publicar  um livro aqui no blog da nossa biblioteca.
 
   

domingo, 3 de novembro de 2013

Formação do Utilizador





 

 

 

 

 
.

 

No decorrer do mês de outubro (Mês Internacional das Bibliotecas), dinamizou-se na biblioteca escolar a atividade "A Formação do Utilizador" para todos os alunos do 1º e 2º ciclos. Pretendeu-se dar a conhecer a organização e o funcionamento da BE, fomentar hábitos corretos da BE e contribuir para a utilização eficiente do fundo documental. Os alunos aderiram com grande entusiasmo e colaboração, questionando com achegas oportunas. Também foi preenchido um Webquest,. no blogue da BE, relativo às temáticas abordadas, onde foram aferidos os conhecimentos dos alunos e, simultaneamente, feita a avaliação da atividade.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação


No dia 16 de outubro de 2013, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Alimentação”, realizou-se uma exposição no átrio principal da Escola Gomes Monteiro, Boticas, que teve como objetivo principal o incentivo ao maior consumo de peixe e seus benefícios na saúde. Também foi dinamizada uma palestra sobre alimentação saudável no Auditório Municipal de Boticas para todos
os alunos, do primeiro ao terceiro ciclos, tendo como interlocutoras as doutoras Maria José e Julieta Gomes, médicas no Centro de Saúde de Boticas, na especialidade de Saúde Familiar, e a colaboradora do projeto PES,  Enfermeira Maria de Deus.
Foram ainda elaborados cartazes alusivos à temática de forma a dar a conhecer e a envolver toda a comunidade educativa.
Os objetivos desta atividade foram sensibilizar os alunos para a importância da alimentação saudável e coletiva, consequências na saúde de uma má alimentação, hábitos e atitudes necessárias para uma boa alimentação e para a importância da diversificação alimentar.
 
 

 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação - Palestra -


No agrupamento de escolas Gomes Monteiro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o PES  (Projeto de Educação para a Saúde) vai dinamizar, no dia 16 de outubro, uma palestra intitulada "Alimentação Saudável" para os alunos dos 1º, 2º, e 3º ciclos, com a colaboração da Biblioteca Escolar e o Centro de Saúde.
Pretende-se sensibilizar os alunos/comunidade educativa para a importância da alimentação individual e coletiva, as consequências de uma má nutrição e incentivar os bons hábitos alimentares.
 

 

Clube Web 2.0