from gmbibloteca
terça-feira, 19 de novembro de 2013
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Halloween
Na última semana do mês de outubro, comemorou-se o Halloween, celebração de
origem anglo-saxónica, que tem, nos últimos anos, conquistado atenções no nosso
país. Isto deve-se, em boa parte, à lecionação da disciplina de Inglês e à
sensibilização dos alunos para tradições e celebrações oriundas dos países de
expressão inglesa.
Deste modo, o grupo de Inglês deste agrupamento levou a cabo as seguintes atividades ao longo da referida semana: decoração de espaços interiores e exteriores; exposição de trabalhos de alunos de todos os níveis de ensino deste agrupamento; visita aos jardins de infância de Boticas e Beça, com a leitura de um conto alusivo à temática em causa; sessões de cinema, à hora do almoço, em parceria com a biblioteca (“Harry Potter e a Câmara dos Segredos” para o segundo ciclo e “Crepúsculo” da Saga Twilight, para o terceiro ciclo), bem como sensibilização para a leitura de obras Britânicas, sobre o tema do fantástico, com destaque para algumas obras e para a atividade "Autor do mês", dedicada a J.K.Rowling e à coletânea Harry Potter; realização de um baile de máscaras, no dia trinta e um de outubro, com atuação inicial de um grupo de alunos que dançaram o “Thriller” de Michael Jackson e, para finalizar o dia, jogos variados; realização de um concurso de tartes, bolos e doces de abóbora. Tendo por base estas iguarias, serão, posteriormente, compiladas as respetivas receitas, a fim de se publicar um livro aqui no blog da nossa biblioteca.
Deste modo, o grupo de Inglês deste agrupamento levou a cabo as seguintes atividades ao longo da referida semana: decoração de espaços interiores e exteriores; exposição de trabalhos de alunos de todos os níveis de ensino deste agrupamento; visita aos jardins de infância de Boticas e Beça, com a leitura de um conto alusivo à temática em causa; sessões de cinema, à hora do almoço, em parceria com a biblioteca (“Harry Potter e a Câmara dos Segredos” para o segundo ciclo e “Crepúsculo” da Saga Twilight, para o terceiro ciclo), bem como sensibilização para a leitura de obras Britânicas, sobre o tema do fantástico, com destaque para algumas obras e para a atividade "Autor do mês", dedicada a J.K.Rowling e à coletânea Harry Potter; realização de um baile de máscaras, no dia trinta e um de outubro, com atuação inicial de um grupo de alunos que dançaram o “Thriller” de Michael Jackson e, para finalizar o dia, jogos variados; realização de um concurso de tartes, bolos e doces de abóbora. Tendo por base estas iguarias, serão, posteriormente, compiladas as respetivas receitas, a fim de se publicar um livro aqui no blog da nossa biblioteca.
domingo, 3 de novembro de 2013
Formação do Utilizador
No decorrer do mês de outubro (Mês Internacional das Bibliotecas), dinamizou-se na biblioteca escolar a atividade "A Formação do Utilizador" para todos os alunos do 1º e 2º ciclos. Pretendeu-se dar a conhecer a organização e o funcionamento da BE, fomentar hábitos corretos da BE e contribuir para a utilização eficiente do fundo documental. Os alunos aderiram com grande entusiasmo e colaboração, questionando com achegas oportunas. Também foi preenchido um Webquest,. no blogue da BE, relativo às temáticas abordadas, onde foram aferidos os conhecimentos dos alunos e, simultaneamente, feita a avaliação da atividade.
sábado, 2 de novembro de 2013
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Dia Mundial da Alimentação
No dia 16 de outubro de
2013, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Alimentação”, realizou-se uma exposição
no átrio principal da Escola Gomes Monteiro, Boticas, que teve como objetivo principal o incentivo ao maior consumo de peixe e seus benefícios na saúde. Também foi dinamizada uma palestra sobre alimentação saudável no Auditório
Municipal de Boticas para todos
os alunos, do
primeiro ao terceiro ciclos, tendo como interlocutoras as doutoras Maria José
e Julieta Gomes, médicas no Centro de Saúde de Boticas, na especialidade de
Saúde Familiar, e a colaboradora do projeto PES, Enfermeira Maria de Deus.
Os objetivos desta
atividade foram sensibilizar os alunos para a importância
da alimentação saudável e coletiva, consequências
na saúde de uma má alimentação, hábitos
e atitudes necessárias para uma boa alimentação e para a importância
da diversificação alimentar.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Dia Mundial da Alimentação - Palestra -
No agrupamento de escolas Gomes Monteiro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o PES (Projeto de Educação para a Saúde) vai dinamizar, no dia 16 de outubro, uma palestra intitulada "Alimentação Saudável" para os alunos dos 1º, 2º, e 3º ciclos, com a colaboração da Biblioteca Escolar e o Centro de Saúde.
Pretende-se sensibilizar os alunos/comunidade educativa para a importância da alimentação individual e coletiva, as consequências de uma má nutrição
e incentivar os bons hábitos alimentares.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)







