sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Exposição de zootrópios
Está patente na
biblioteca do nosso agrupamento uma exposição de zootrópios, elaborados pelos
alunos do 2º ciclo na disciplina de Educação Tecnológica.
Para além do trabalho criativo e tecnológico apresentado, pretendeu-se, com esta iniciativa, evocar uma ilustre figura, o inglês George Horner, o inventor deste mecanismo, facto que ocorreu em 1834.
O Zootrópio é um aparelho composto por um tambor com fendas laterais, que, ao ser manipulado, permite ver sequências de imagens animadas através das mesmas. O tambor das imagens é também conhecido por “Roda da Vida”, ou ainda pelo nome científico: Zootrope, (do grego zoe - vida e trope - roda). Esta invenção representou um passo decisivo no advento do cinema, permitindo um melhor entendimento sobre o funcionamento dos filmes animados.
Foi um jogo muito popular na sua época e um dos avanços da ótica, até a aparecimento do cinema, criado na primeira metade do século XIX.
Para além do trabalho criativo e tecnológico apresentado, pretendeu-se, com esta iniciativa, evocar uma ilustre figura, o inglês George Horner, o inventor deste mecanismo, facto que ocorreu em 1834.
O Zootrópio é um aparelho composto por um tambor com fendas laterais, que, ao ser manipulado, permite ver sequências de imagens animadas através das mesmas. O tambor das imagens é também conhecido por “Roda da Vida”, ou ainda pelo nome científico: Zootrope, (do grego zoe - vida e trope - roda). Esta invenção representou um passo decisivo no advento do cinema, permitindo um melhor entendimento sobre o funcionamento dos filmes animados.
Foi um jogo muito popular na sua época e um dos avanços da ótica, até a aparecimento do cinema, criado na primeira metade do século XIX.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Lista dos vencedores CNL (1ª fase)
Parabéns a todos pela participação!
Nota: Os três alunos selecionados irão disputar a fase distrital do CNL em data e local a designar.
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
8ª edição do CNL 2014 (1ª fase)
Decorreu, no dia 8
de janeiro de 2014, às 14h, a fase escolar da 8ªedição do Concurso Nacional de Leitura no nosso agrupamento, no auditório da escola, com a adesão de todos os alunos inscritos (30 alunos).
A prova, com a duração de 45 minutos, teve um questionário de escolha-multipla, relativo às duas obras selecionadas - "O Velho e o Mar, Ernest Hemingway " e "Dentes de Rato, Agustina Bessa Luís"- e uma questão de resposta aberta (que serviu para efeitos de desempate).
Os três alunos, apurados para a Fase Distrital, estão de parabéns. Brevemente, publicaremos a lista dos vencedores.
Na Semana da Leitura receberão um diploma e livros.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Natal (campanha solidária)
No âmbito da Campanha Solidária de Natal, verificou-se uma grande adesão por parte de toda a comunidade educativa na recolha e entrega de brinquedos usados na biblioteca. Os alunos participaram de variadas formas, não só disponibilizando brinquedos, como também em todo o processo de embrulhos e deixando uma mensagem escrita num cartão da nossa árvore de natal.
Com esta iniciativa, pretendeu-se apelar à mobilização e à solidariedade da comunidade educativa. Os brinquedos serão entregues à Cruz Vermelha na época dos Reis.
Com esta iniciativa, pretendeu-se apelar à mobilização e à solidariedade da comunidade educativa. Os brinquedos serão entregues à Cruz Vermelha na época dos Reis.
sábado, 21 de dezembro de 2013
Encontros de Encanto
No 1º período foram dinamizadas, todas as semanas, na biblioteca escolar, sessões de animação da leitura intituladas "Encontros de Encanto" para as turmas do pré escolar e do 1º ciclo.
Contámos com a colaboração de um elemento da equipa da BE, a professora Carla, que com o seu jeito muito próprio e cativador dos verdadeiros Contadores de histórias, encantou as crianças, estabelecendo uma interação e feedbak dignos de registo.
"O sapo apaixonado" e "Natal nas asas do arco-íris" foram os contos explorados (projetados).
A continuidade desta atividade fez-se em contexto de sala de aula com várias atividades, entre as quais: ilustrações alusivas à história, resumos escritos, PowerPoint com os desenhos e voz dos alunos (ainda em fase de elaboração).
Incentivar o gosto e o prazer de ler, desenvolvendo a imaginação e a criatividade, são os principais objetivos desta rubrica.
Nos 2º e 3º períodos, as restantes turmas do agrupamento serão o público abrangido.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





.jpg)