sexta-feira, 30 de maio de 2014
terça-feira, 13 de maio de 2014
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Concurso Nacional de Leitura (fase distrital)
A representação do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 7 de maio na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto esteve a cargo do Tiago Freitas (7ºB), da Sara Monteiro (8ºA) e do João Carlos Silva (8ªB).
Em Mondim, na Biblioteca Municipal, durante a manhã, visitou-se a Feira do Livro e realizaram-se as provas escritas. Seguidamente, decorreu a pausa para o almoço, servido na cantina da Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto.
À tarde, depois de selecionados os 10 alunos (5 de cada ciclo de ensino), decorreram as provas orais no auditório da Assembleia Municipal, com grande entusiasmo e nervosismo à mistura.
Apesar de os nossos alunos não passarem à prova seguinte (prova oral), demonstraram uma enorme responsabilidade na forma como se prepararam e estão todos de parabéns.
Para o próximo ano surgirá nova oportunidade.
Prezzi - Doenças do sistema respiratório
Trabalho elaborado pelos alunos do Clube Web 2.0 (9ºB), utilizando a ferramenta Prezzi, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais, e apresentado em contexto de sala de aula no final do 2º período.
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Semana da Leitura
Numa iniciativa da rede interconcelhia de Bibliotecas de Barroso, realizou-se em Boticas, entre os dias 21 e 24 de abril, a 8ª edição da Semana da Leitura, integrada no Plano Nacional de Leitura e na Rede de Bibliotecas Escolares tendo como tema central a Língua Portuguesa que, em 2014, celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.
A mesma foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “Patronos das Bibliotecas Escolares”, patente na Biblioteca Municipal. Ao longo da semana realizaram-se várias atividades em diferentes espaços, nomeadamente na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Escolar, no Centro Nadir Afonso e no Auditório Municipal.
Dinamizaram-se leituras ao ar livre, junto à estátua de Miguel Torga e nos jardins do Ribeiro do Fontão, Encontros intergeracionais entre os alunos do agrupamento e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, teatros diversos, encontros com a escritora Sílvia Alves e a esposa de Nadir Afonso, Laura Alves.
Dinamizou-se, também, a "Hora do Conto" na Biblioteca Escolar, momentos em que diferentes personalidades deram um pouco do seu tempo para lerem histórias aos mais pequenos. Nesta iniciativa participaram o Presidente, o Vice presidente e a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Boticas.
As exposições dinamizadas, assim como a Feira do Livro usada, contaram com a visita da comunidade escolar.
Foram abordadas temáticas diferentes e transversais como a Comunicação, a Arte, a Cultura, o Teatro, a Saúde Oral, com grande sucesso.
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Feira do Livro usado
De 22 a 24 de abril de 2014, dinamizou-se a Feira do Livro usado no átrio da escola Gomes Monteiro, iniciativa que se enquadrou na Semana da Leitura. Numa 1ª fase procedeu-se à campanha de recolha de livros usados e, numa 2ª fase, decorreu a Feira do livro usado.
Pretendeu-se, com esta iniciativa, promover o gosto pela leitura, através da troca de livros e angariar livros para o enriquecimento do fundo documental da biblioteca escolar do agrupamento. Também se verificou um enriquecimento das experiências de socialização e de formação dos alunos
É de referir que para a avaliação desta atividade foi elaborado um inquérito de satisfação dirigido à comunidade escolar, disponibilizado no blog da biblioteca escolar:
sexta-feira, 25 de abril de 2014
segunda-feira, 21 de abril de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Clube Web 2.0
O clube Web 2.0 dinamizado pela biblioteca escolar funciona semanalmente, com alunos do 3º ciclo, que aderiram de forma entusiástica e assídua ao projeto.
No 2º período adquiriram competências digitais e aprenderam a utilizar o Prezzi. Recorrendo a esta ferramenta, os alunos exploraram e utilizaram as várias aplicações, com a produção de trabalhos elaborados pelos próprios, relacionados com as temáticas do currículo estudadas. Foi apresentado um trabalho, em contexto de sala de aula, para a disciplina de Ciências Naturais com o tema “Doenças Respiratórias”.
O mesmo pode ser visualizado no blog da BE.
Melhoraram-se as competências dos alunos para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, desenvolvendo novos serviços e novos espaços de aprendizagem.
Melhoraram-se as competências dos alunos para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, desenvolvendo novos serviços e novos espaços de aprendizagem.
Encontros de Encanto
No 2º período foram dinamizadas, todas as semanas, na biblioteca escolar, sessões de animação da leitura no âmbito da rubrica "Encontros de Encanto" para as turmas dos 5º, 6º e 7º anos.
Mais uma vez, a professora Carla, elemento da equipa da BE, com o seu engenho e arte, muito genuínos e próprios dos verdadeiros Contadores de histórias, conquistou o público que aderiu de forma entusiástica e colaborante em todas as sessões.
Mais uma vez, a professora Carla, elemento da equipa da BE, com o seu engenho e arte, muito genuínos e próprios dos verdadeiros Contadores de histórias, conquistou o público que aderiu de forma entusiástica e colaborante em todas as sessões.
Foi feita a animação da leitura com os contos “Rei Soberbo” e “Palácio da raínha condenada”, ambos pertencentes à obra Fábulas e Contos italianos, de Italo Calvino (2ºciclo), e projetado parte do filme “The Adventures of Tom Sawyer”, em inglês e, por isso, com os Encontros dinamizados em inglês (7º ano).
A continuidade deste trabalho é feita em contexto de sala de aula com propostas lançadas aos alunos/professores e brevemente publicaremos os resultados.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





