segunda-feira, 7 de julho de 2014

Encontros de Encanto



 
Ao longo do terceiro período, deu-se continuidade aos “Encontros de Encanto”, tendo sido lido o conto “A Aia” de Eça de Queirós. Também em articulação com a disciplina de história, a professora Carla fez a leitura interativa de um powerpoint relativo à obra “O Diário de Anne Frank”, o qual foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial, precisamente esse período conturbado o qual versa a história que cativou os ouvintes e levou alguns a requisitarem o livro na Biblioteca Escolar! Estas sessões envolveram as turmas dos 8º e 9º anos, as quais trabalharam de forma articulada na realização de um trabalho em Movie Maker, no clube “We 2.0” e que implicou a tradução dos textos, que estavam escritos em Inglês, a leitura e gravação dos mesmos em Português e em Inglês, bem como a elaboração de desenhos alusivos aos principais momentos da história, os quais foram, posteriormente fotografados e digitalizados.
O produto final de tantas horas de empenho e dedicação à arte “cinematográfica” estará, dentro em breve, disponível no blogue da Biblioteca Escolar, de forma a que toda a comunidade educativa possa saber mais sobre a coragem desta jovem de origem judaica e sobre a capacidade de trabalho e organização revelada pelos envolvidos, alunos e professoras.

 

domingo, 15 de junho de 2014

Projeto "À Roda do livro"

 
Através da dinamização, na biblioteca escolar, do clube Web 2.0 com alunos do 3º ciclo, promoveram-se no seu conjunto e de uma forma criativa/formativa, a literacia digital, entre outros saberes.
Neste período, os alunos, elementos do clube e, solicitado pelos mesmos, adquiriram competências relativas à utilização da ferramenta MovieMaker e produziram trabalhos.
Na rubrica “Encontros de Encanto” e na  continuidade da atividade de exploração do powerpoint sobre a vida de Ann Frank, foi elaborado um trabalho com recurso, precisamente, à ferramenta MovieMaker.
Pretendeu-se compreender as potencialidades desta ferramenta para o trabalho da escola e melhorar as competências dos alunos para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, de forma a criarem novos ambientes de aprendizagem coletiva.
 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Encontros de Encanto "The Adventures of Tom Sawer"



The adventures of tom sawyer from gmbiblioteca
Trabalho elaborado pelos alunos do 7ºB na continuidade da rubrica "Encontros de Encanto".
 A turma  assistiu a um excerto do filme "The Adventures de Tom Sawer" e à análise do mesmo, expressando-se com recurso, simultaneamente, à língua portuguesa e à língua inglesa com a ajuda da professora Carla.
O referido filme pode ser agora visualizado no blog. 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura (fase distrital)


A representação do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 7 de maio na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto esteve a cargo do Tiago Freitas (7ºB), da Sara Monteiro (8ºA) e do João Carlos Silva (8ªB).
Em Mondim, na Biblioteca Municipal, durante a manhã, visitou-se a Feira do Livro e realizaram-se as provas escritas. Seguidamente, decorreu a pausa para o almoço, servido na cantina da Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto.
À tarde, depois de selecionados os 10 alunos (5 de cada ciclo de ensino), decorreram as provas orais no auditório da Assembleia Municipal, com grande entusiasmo e nervosismo à mistura.
Apesar de os nossos alunos não passarem à prova seguinte (prova oral), demonstraram uma enorme responsabilidade na forma como se prepararam e estão todos de parabéns.
Para o próximo ano surgirá nova oportunidade.