sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro comemorou no dia 3 de dezembro, o dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Levaram-se a cabo várias atividades que foram programadas ao longo do período pelos Serviços Especializados de Apoio Educativo. Foram elaborados cartazes alusivos à efeméride e também de agradecimento que se afixaram na escola. Os alunos participaram na elaboração de um cartaz ilustrado, afixado na biblioteca, para a comunidade educativa deixar a sua mensagem. Ao longo do dia foi passado um vídeo no hall da entrada e na biblioteca escolar com as fotografias dos alunos nas várias atividades da escola. Na audioteca do agrupamento fez-se a animação de uma história “ O som das cores”, de Paula Teixeira, e visualizou-se/analisou-se um powerpoint sobre a escola inclusiva, para alunos do 1º ano e NEE. É de referir que estas atividades foram dinamizadas pelos Serviços Especializados de Apoio Educativo em articulação com as disciplinas de TIC, Ed. Musical, Artes e Biblioteca Escolar.

 inclusão é um processo que visa responder à diversidade de necessidade de todos os alunos, através do incremento da sua participação na aprendizagem, na cultura e na comunidade e da redução da exclusão à educação e na educação. Envolve modificações nos conteúdos, nas abordagens, nas estruturas e nas estratégias e a convicção de que é responsabilidade do sistema educativo garantir a educação de todos os alunos”. (Unesco, 2005)

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Hora do Conto


 
Nos dias catorze e vinte e oito de outubro, decorreu na biblioteca escolar uma leitura para os mais pequeninos (as turmas do jardim de infância de Boticas), no âmbito da atividade “Hora do Conto”. Aludindo à época do Halloween, a professora Fernanda Monteiro vestiu-se de bruxinha e leu a história da “Carlota Barbosa, a Bruxa Medrosa”, a partir de um PowerPoint. Os meninos gostaram muito e a professora também.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vencedores - outubro

 
 
 

Dia Mundial da Educação Financeira

 
 
 
Comemorou-se no dia 31 de outubro o Dia Mundial da Poupança.
Nunca houve um momento tão importante como o atual para refletir sobre o melhor meio de consumir moderadamente, tendo em consideração a grave crise económica mundial que afeta particularmente o nosso país. Todos os anos são organizadas diferentes atividades neste dia. No âmbito desta efeméride, no nosso agrupamento, o Clube de Educação Financeira, cujo dinamizador é o professor Rui Sousa, elaborou um cartaz e uma exposição na biblioteca escolar com diferentes  produtos alusivos à temática. Também foi construído um inquérito dirigido à comunidade escolar com o objetivo de aferir conhecimentos financeiros básicos e de alertar para a necessidade de disciplinar gastos.