segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Animação da leitura - A noite dos animais inventados de David Machado
Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro realizou-se a animação da leitura da obra "A noite dos animais inventados" de David Machado, com a turma do 4ºA.
Num primeiro momento (pré leitura), os alunos inventaram uma história coletiva a partir de imagens de cartões digitalizados da ilustração do livro. Com o acompanhamento da professora titular da turma, a professora Helena, e em contexto de sala de aula, foi registada e ilustrada a narrativa criada (segundo momento).
No terceiro momento o livro foi apresentado com a visualização do filme no youtube (narração).
As crianças procederam ao seu reconto, com recurso aos cartões digitalizados, podendo confrontar a história que inventaram com a história visualizada.
Num quarto momento a turma participou, em grupo, no jogo "Olha a tua atenção...", dinamizado através de um PowerPoint, respondendo em pares a perguntas relativas à obra.
Irá ser elaborado um livro digital com a história inventada pela turma e respetiva ilustração. O mesmo será divulgado no blog.
Os alunos estão de parabéns. A sua participação ativa, interessada e empenhada foram indicadores úteis e reveladores do seu interesse, para dar continuidade ao desenvolvimento de outras atividades de mediação da leitura.
Estimular a leitura de obras em contexto de biblioteca escolar, desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura e desenvolver formas de trabalho cooperativo com os professores, foram os principais objetivos desta atividade.
Hora do Conto
Os alunos do 5º C e do 6º A vieram à biblioteca escolar, nos dias seis e
dezanove de janeiro, respetivamente, assistir à leitura de um conto sobre “O
Dia de Reis”.
Como extensão da atividade, preencheram uma ficha sobre a explicação de tradições ligadas a
essa festa, nomeadamente a origem do bolo-rei, os Reis Magos e algumas outras
tradições a nível da Europa.
Esta atividade
foi realizada no âmbito da “Hora do Conto” para sensibilizar os alunos para a
leitura, para desenvolver a criatividade e para relembrar tradições do património
oral.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Concurso Nacional de Leitura - fase de escola
Decorreu no dia 13 de
janeiro de 2015, às 14h, no auditório da escola, a fase escolar da 9ªedição do Concurso Nacional
de Leitura no nosso agrupamento, com uma significativa adesão dos alunos do 3ºciclo (35 alunos).
A prova, com a duração de 45 minutos, teve um questionário de escolha-múltipla, relativo às duas obras selecionadas - "Sexta-Feira ou a Vida Selvagem" de Michel Tournier e "O Mundo em que Vivi" de Ilse Losa.
Os três alunos, apurados para a Fase Distrital, estão de parabéns.
Na Semana da Leitura receberão um diploma e livros.
A prova, com a duração de 45 minutos, teve um questionário de escolha-múltipla, relativo às duas obras selecionadas - "Sexta-Feira ou a Vida Selvagem" de Michel Tournier e "O Mundo em que Vivi" de Ilse Losa.
Os três alunos, apurados para a Fase Distrital, estão de parabéns.
Na Semana da Leitura receberão um diploma e livros.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O
Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro comemorou no dia 3 de dezembro, o dia Internacional
da Pessoa com Deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para
uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para
a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Levaram-se
a cabo várias atividades que foram programadas ao longo do período pelos Serviços
Especializados de Apoio Educativo. Foram elaborados cartazes alusivos à
efeméride e também de agradecimento que se afixaram na escola. Os alunos
participaram na elaboração de um cartaz ilustrado, afixado na biblioteca, para
a comunidade educativa deixar a sua mensagem. Ao longo do dia foi passado um
vídeo no hall da entrada e na biblioteca escolar com as fotografias dos alunos
nas várias atividades da escola. Na audioteca do agrupamento fez-se a animação
de uma história “ O som das cores”, de Paula Teixeira, e visualizou-se/analisou-se
um powerpoint sobre a escola inclusiva,
para alunos do 1º ano e NEE. É de referir que estas atividades foram dinamizadas
pelos Serviços Especializados de Apoio Educativo em articulação com as disciplinas
de TIC, Ed. Musical, Artes e Biblioteca Escolar.
“inclusão é um processo que visa responder à
diversidade de necessidade de todos os alunos, através do incremento da sua
participação na aprendizagem, na cultura e na comunidade e da redução da
exclusão à educação e na educação. Envolve modificações nos conteúdos, nas
abordagens, nas estruturas e nas estratégias e a convicção de que é
responsabilidade do sistema educativo garantir a educação de todos os alunos”.
(Unesco, 2005)
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)





