sexta-feira, 6 de março de 2015

Animação da Leitura - (Projeto SOBE)

No dia 27 de fevereiro de 2015, no âmbito do projeto SOBE, dinamizou-se uma sessão de animação de leitura em colaboração com o Centro de Saúde de Boticas. A atividade foi dirigida a todos os alunos do 1º ano e desenvolvida no auditório da escola.
Foi feita a animação da leitura da história “Os Cufitas e a escovagem dos dentes” pela professora Isabel Losada, com exemplificação de uma escovagem correta dos dentes. Relacionado com o tema principal foram ainda abordadas, pela enfermeira Maria de Deus, as doenças provenientes de uma má escovagem dos dentes, assim como, de uma alimentação inadequada e suas consequências na saúde e hábitos de vida saudáveis. Esta exposição foi feita com recurso a um PowerPoint previamente elaborada.
Com esta iniciativa pretendeu-se incentivar alunos e professores para a realização da escovagem diária dos dentes em meio escolar, promover a escovagem correta dos dentes eincentivar para a importância da leitura e dos livros.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Encontros Intergeracionais



 No dia 19 de janeiro dinamizou-se a atividade “Encontros Intergeracionais” na Santa Casa de Misericórdia de Boticas, prevista no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, com a colaboração das professoras Carla Oliveira, Fernanda Gonçalves, Lígia Santos e alunos dos 2º e 3º ciclos.
 Leram-se poemas contemplados nas Metas Curriculares, “Canção” e “Palavras” de Eugénio de Andrade por alunos do 8ºano e ainda o poema poema “Urgentemente”, de Eugénio de Andrade, declamado pela professora Carla Oliveira. Apresentaram-se peças musicais tradicionais, em cavaquinho e instrumental Orff, pelos alunos do 2ºciclo e finalizou-se com um momento de dança protagonizado por alunos de ambos os ciclos. Este momento foi prolongado, vivenciando-se uma forte interação por parte de todos os participantes e utentes do lar, que também manifestaram os seus dotes artísticos, cantando e dançando com grande entusiasmo e alegria.
Ficou a promessa de regressarmos novamente.
Entre os principais objetivos desta atividade destacam-se: fomentar a troca de saberes entre gerações, incutir nos alunos sentimentos de solidariedade e potenciar a articulação da biblioteca escolar no apoio e ligação ao currículo e ao trabalho desenvolvido pelos professores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

A Biblioteca Municipal de Peso da Régua receberá a fase distrital da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura, agendada para o dia 15 de abril, quarta-feira. As obras selecionadas para o 3º ciclo são "O caderno do Avô Heinrich" de Conceição Dinis Tomé e "Trash -  Os rapazes do lixo" de Andy Mulligan.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Animação da leitura - A noite dos animais inventados de David Machado



 
Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro realizou-se a animação da leitura da obra "A noite dos animais inventados" de David Machado, com a turma do 4ºA.
Num primeiro momento (pré leitura), os alunos inventaram uma história coletiva a partir de imagens de cartões digitalizados da ilustração do livro. Com o acompanhamento da professora titular da turma, a professora Helena, e em contexto de sala de aula,  foi registada e ilustrada a narrativa criada (segundo momento).
No terceiro momento o livro foi apresentado com a visualização do filme no youtube (narração).
As crianças procederam ao seu reconto, com recurso aos cartões digitalizados, podendo confrontar a história que inventaram com a história visualizada.
Num quarto momento a turma participou, em grupo, no jogo "Olha a tua atenção...", dinamizado através de um PowerPoint, respondendo em pares a perguntas relativas à obra.
Irá ser elaborado um livro digital com a história inventada pela turma e respetiva ilustração. O mesmo será divulgado no blog.
Os alunos estão de parabéns. A sua participação ativa, interessada e empenhada foram indicadores úteis e reveladores do seu interesse, para dar continuidade ao desenvolvimento de outras atividades de mediação da leitura.
Estimular a leitura de obras em contexto de biblioteca escolar, desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura e desenvolver formas de trabalho cooperativo com os professores, foram os principais objetivos desta atividade.

 

Hora do Conto




Os alunos do 5º C e do 6º A vieram à biblioteca escolar, nos dias seis e dezanove de janeiro, respetivamente, assistir à leitura de um conto sobre “O Dia de Reis”. 
Como extensão da atividade, preencheram uma ficha sobre a explicação de tradições ligadas a essa festa, nomeadamente a origem do bolo-rei, os Reis Magos e algumas outras tradições a nível da Europa.
Esta atividade foi realizada no âmbito da “Hora do Conto” para sensibilizar os alunos para a leitura, para desenvolver a criatividade e para relembrar tradições do património oral.