segunda-feira, 9 de março de 2015
sexta-feira, 6 de março de 2015
Animação da Leitura - (Projeto SOBE)
No dia 27 de fevereiro de 2015, no
âmbito do projeto SOBE, dinamizou-se uma sessão de animação de leitura em
colaboração com o Centro de Saúde de Boticas. A atividade foi dirigida a todos os
alunos do 1º ano e desenvolvida no auditório da escola.
Foi feita a animação da leitura da
história “Os Cufitas e a escovagem dos dentes” pela professora Isabel Losada,
com exemplificação de uma escovagem correta dos dentes. Relacionado com o tema
principal foram ainda abordadas, pela enfermeira Maria de Deus, as doenças
provenientes de uma má escovagem dos dentes, assim como, de uma alimentação
inadequada e suas consequências na saúde e hábitos de vida saudáveis. Esta exposição foi feita com recurso a
um PowerPoint previamente elaborada.
Com esta iniciativa pretendeu-se incentivar
alunos e professores para a realização da escovagem diária dos dentes em meio
escolar, promover a escovagem correta dos dentes eincentivar para a importância
da leitura e dos livros.
terça-feira, 3 de março de 2015
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Encontros Intergeracionais
No dia 19 de janeiro dinamizou-se a atividade “Encontros Intergeracionais” na Santa Casa de Misericórdia de Boticas, prevista no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, com a colaboração das professoras Carla Oliveira, Fernanda Gonçalves, Lígia Santos e alunos dos 2º e 3º ciclos.
Ficou a promessa de regressarmos novamente.
Entre os principais objetivos desta atividade destacam-se:
fomentar a troca de saberes entre gerações, incutir nos alunos sentimentos de
solidariedade e potenciar a articulação da biblioteca escolar no apoio e
ligação ao currículo e ao trabalho desenvolvido pelos professores.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital
A Biblioteca Municipal de Peso da Régua receberá a fase
distrital da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura, agendada para o dia 15
de abril, quarta-feira. As obras selecionadas para o 3º ciclo são "O caderno do Avô Heinrich" de Conceição Dinis Tomé e "Trash - Os rapazes do lixo" de Andy Mulligan.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Animação da leitura - A noite dos animais inventados de David Machado
Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro realizou-se a animação da leitura da obra "A noite dos animais inventados" de David Machado, com a turma do 4ºA.
Num primeiro momento (pré leitura), os alunos inventaram uma história coletiva a partir de imagens de cartões digitalizados da ilustração do livro. Com o acompanhamento da professora titular da turma, a professora Helena, e em contexto de sala de aula, foi registada e ilustrada a narrativa criada (segundo momento).
No terceiro momento o livro foi apresentado com a visualização do filme no youtube (narração).
As crianças procederam ao seu reconto, com recurso aos cartões digitalizados, podendo confrontar a história que inventaram com a história visualizada.
Num quarto momento a turma participou, em grupo, no jogo "Olha a tua atenção...", dinamizado através de um PowerPoint, respondendo em pares a perguntas relativas à obra.
Irá ser elaborado um livro digital com a história inventada pela turma e respetiva ilustração. O mesmo será divulgado no blog.
Os alunos estão de parabéns. A sua participação ativa, interessada e empenhada foram indicadores úteis e reveladores do seu interesse, para dar continuidade ao desenvolvimento de outras atividades de mediação da leitura.
Estimular a leitura de obras em contexto de biblioteca escolar, desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura e desenvolver formas de trabalho cooperativo com os professores, foram os principais objetivos desta atividade.
Hora do Conto
Os alunos do 5º C e do 6º A vieram à biblioteca escolar, nos dias seis e
dezanove de janeiro, respetivamente, assistir à leitura de um conto sobre “O
Dia de Reis”.
Como extensão da atividade, preencheram uma ficha sobre a explicação de tradições ligadas a
essa festa, nomeadamente a origem do bolo-rei, os Reis Magos e algumas outras
tradições a nível da Europa.
Esta atividade
foi realizada no âmbito da “Hora do Conto” para sensibilizar os alunos para a
leitura, para desenvolver a criatividade e para relembrar tradições do património
oral.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



.jpg)


