sexta-feira, 17 de abril de 2015
quarta-feira, 25 de março de 2015
Literacia Emergente
Literacia emergente from aegm2013
Este PowerPoint
foi elaborado pelos professores Marta Medeiros e Simão Lomba, no âmbito de uma
sessão para pais, a dinamizar, e intitulada "Da Literacia Emergente à
Aprendizagem da Leitura e Escrita". Este recurso tem como
principais objetivos sensibilizar para a importância da família na
aprendizagem da leitura e escrita, dar sugestões para escolher livros para
crianças e facultar recursos em linha para apoio aos pais e encarregados de
educação.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Dia do Pai
No dia 18 de março de
2015, no âmbito do projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Pai”
direcionada aos alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade, nas instalações da
audioteca:
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
Os alunos interagiram e dialogaram com grande entusiasmo, tendo sido cumpridos os objetivos propostos para esta atividade.
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
sexta-feira, 20 de março de 2015
segunda-feira, 16 de março de 2015
Formação no âmbito das TIC
No decorrer do mês de março, a
biblioteca escolar dinamizou a atividade “Formação no âmbito das TIC: como
fazer um powerpoint”, contemplada no PAA da BE, no domínio “Currículo,
literacias e aprendizagem”. Esta atividade decorreu na sala de TIC, com as
turmas do 2º ciclo.
Um fundo para a apresentação do
powerpoint, a escrita de um texto na caixa de texto,
inserir e formatar uma imagem e dar animação ao slide, foram, entre outros, os
diferentes passos explicitados na iniciação desta ferramenta. Os alunos foram
treinando e exemplificando num computador, acessível a dois utilizadores,
facilitando-se deste modo a leitura, interpretação e compreensão dos conteúdos.
As turmas manifestaram entusiasmo e foram colaborantes.Colaborar e apoiar as atividades curriculares e não curriculares, criar e desenvolver novos serviços e novos espaços de aprendizagem reais ou virtuais e fomentar o uso da BE, foram os principais objetivos desta atividade.
segunda-feira, 9 de março de 2015
sexta-feira, 6 de março de 2015
Animação da Leitura - (Projeto SOBE)
No dia 27 de fevereiro de 2015, no
âmbito do projeto SOBE, dinamizou-se uma sessão de animação de leitura em
colaboração com o Centro de Saúde de Boticas. A atividade foi dirigida a todos os
alunos do 1º ano e desenvolvida no auditório da escola.
Foi feita a animação da leitura da
história “Os Cufitas e a escovagem dos dentes” pela professora Isabel Losada,
com exemplificação de uma escovagem correta dos dentes. Relacionado com o tema
principal foram ainda abordadas, pela enfermeira Maria de Deus, as doenças
provenientes de uma má escovagem dos dentes, assim como, de uma alimentação
inadequada e suas consequências na saúde e hábitos de vida saudáveis. Esta exposição foi feita com recurso a
um PowerPoint previamente elaborada.
Com esta iniciativa pretendeu-se incentivar
alunos e professores para a realização da escovagem diária dos dentes em meio
escolar, promover a escovagem correta dos dentes eincentivar para a importância
da leitura e dos livros.
terça-feira, 3 de março de 2015
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Encontros Intergeracionais
No dia 19 de janeiro dinamizou-se a atividade “Encontros Intergeracionais” na Santa Casa de Misericórdia de Boticas, prevista no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, com a colaboração das professoras Carla Oliveira, Fernanda Gonçalves, Lígia Santos e alunos dos 2º e 3º ciclos.
Ficou a promessa de regressarmos novamente.
Entre os principais objetivos desta atividade destacam-se:
fomentar a troca de saberes entre gerações, incutir nos alunos sentimentos de
solidariedade e potenciar a articulação da biblioteca escolar no apoio e
ligação ao currículo e ao trabalho desenvolvido pelos professores.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




