sexta-feira, 17 de abril de 2015

Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura - Peso da Régua


 A representação do nosso Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2015, realizada no dia 15 de abril em Peso da Régua esteve a cargo da Bianca Gonçalves (7.ºC), da Inês Domingues (7.ºC) e do João Carlos (9.ºB).
A organização do evento esteve a cargo da Biblioteca Municipal de Peso da Régua e o concurso decorreu na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia.
Os alunos concorrentes realizaram uma prova escrita onde demonstraram os conhecimentos sobre as obras lidas. Após apuramento dos cinco melhores alunos de cada nível de ensino, o João Carlos foi selecionado e passou às provas orais, constituídas por duas componentes: declamação e argumentação. Foram momentos vivenciados com muita intensidade que possibilitaram a leitura expressiva de poemas e a manifestação de opiniões fundamentadas e bem argumentadas sobre os sete temas sugeridos e a relação destes com as leituras realizadas.     
Nesta fase de apuramento, o João Carlos com toda a sua naturalidade, humor e entusiasmo contagiantes, conquistou o público e o júri, demonstrando forte maturidade e uma personalidade bem vincada.
Os alunos deram o seu melhor e estão todos de parabéns, especialmente o João Carlos, pois foi um aluno premiado e merecedor do seu honroso 2º lugar, a nível distrital.
Tiveram oportunidade de conhecer e conviver com outros leitores do distrito e manifestaram o seu entusiasmo e satisfação para voltarem na próxima edição do Concurso Nacional de Leitura.

 

Semana da Leitura




 Semana da leitura   from aegm2013

quarta-feira, 25 de março de 2015

Literacia Emergente




Literacia emergente from aegm2013
Este PowerPoint foi elaborado pelos professores Marta Medeiros e Simão Lomba, no âmbito de uma sessão para pais, a dinamizar, e intitulada "Da Literacia Emergente à Aprendizagem da Leitura e Escrita". Este recurso tem como principais objetivos sensibilizar para a importância da família na aprendizagem da leitura e escrita, dar sugestões para escolher livros para crianças e facultar recursos em linha para apoio aos pais e encarregados de educação.



segunda-feira, 23 de março de 2015

Dia do Pai



                                                         Dia do pai from aegm2013
No dia 18 de março de 2015, no âmbito do projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Pai” direcionada aos alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade, nas instalações da audioteca:
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
Os alunos interagiram e dialogaram com grande entusiasmo,  tendo sido cumpridos os objetivos propostos  para esta atividade.        

 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Formação no âmbito das TIC


No decorrer do mês de março, a biblioteca escolar dinamizou a atividade “Formação no âmbito das TIC: como fazer um powerpoint”, contemplada no PAA da BE, no domínio “Currículo, literacias e aprendizagem”. Esta atividade decorreu na sala de TIC, com as turmas do 2º ciclo.
Um fundo para a apresentação do powerpoint, a escrita de um texto na caixa de texto, inserir e formatar uma imagem e dar animação ao slide, foram, entre outros, os diferentes passos explicitados na iniciação desta ferramenta. Os alunos foram treinando e exemplificando num computador, acessível a dois utilizadores, facilitando-se deste modo a leitura, interpretação e compreensão dos conteúdos. As turmas manifestaram entusiasmo e foram colaborantes.
Colaborar e apoiar as atividades curriculares e não curriculares, criar e desenvolver novos serviços e novos espaços de aprendizagem reais ou virtuais e fomentar o uso da BE, foram os principais objetivos desta atividade.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Animação da Leitura - (Projeto SOBE)

No dia 27 de fevereiro de 2015, no âmbito do projeto SOBE, dinamizou-se uma sessão de animação de leitura em colaboração com o Centro de Saúde de Boticas. A atividade foi dirigida a todos os alunos do 1º ano e desenvolvida no auditório da escola.
Foi feita a animação da leitura da história “Os Cufitas e a escovagem dos dentes” pela professora Isabel Losada, com exemplificação de uma escovagem correta dos dentes. Relacionado com o tema principal foram ainda abordadas, pela enfermeira Maria de Deus, as doenças provenientes de uma má escovagem dos dentes, assim como, de uma alimentação inadequada e suas consequências na saúde e hábitos de vida saudáveis. Esta exposição foi feita com recurso a um PowerPoint previamente elaborada.
Com esta iniciativa pretendeu-se incentivar alunos e professores para a realização da escovagem diária dos dentes em meio escolar, promover a escovagem correta dos dentes eincentivar para a importância da leitura e dos livros.