sexta-feira, 24 de abril de 2015
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura - Peso da Régua
A representação do
nosso Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2015,
realizada no dia 15 de abril em Peso da Régua esteve a cargo da Bianca
Gonçalves (7.ºC), da Inês Domingues (7.ºC) e do João Carlos (9.ºB).
A organização do evento
esteve a cargo da Biblioteca Municipal de Peso da Régua e o concurso decorreu
na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia.
Os alunos concorrentes
realizaram uma prova escrita onde demonstraram os conhecimentos sobre as obras
lidas. Após apuramento dos cinco melhores alunos de cada nível de ensino,
o João Carlos foi selecionado e passou às provas orais, constituídas por duas
componentes: declamação e argumentação. Foram momentos vivenciados com muita
intensidade que possibilitaram a leitura expressiva de poemas e a manifestação
de opiniões fundamentadas e bem argumentadas sobre os sete temas sugeridos e a
relação destes com as leituras realizadas.
Nesta fase de
apuramento, o João Carlos com toda a sua naturalidade, humor e entusiasmo
contagiantes, conquistou o público e o júri, demonstrando forte maturidade e
uma personalidade bem vincada.
Os alunos deram o seu
melhor e estão todos de parabéns, especialmente o João Carlos, pois foi um
aluno premiado e merecedor do seu honroso 2º lugar, a nível distrital.
Tiveram oportunidade de conhecer e conviver
com outros leitores do distrito e manifestaram o seu entusiasmo e satisfação
para voltarem na próxima edição do Concurso Nacional de Leitura.
quarta-feira, 25 de março de 2015
Literacia Emergente
Literacia emergente from aegm2013
Este PowerPoint
foi elaborado pelos professores Marta Medeiros e Simão Lomba, no âmbito de uma
sessão para pais, a dinamizar, e intitulada "Da Literacia Emergente à
Aprendizagem da Leitura e Escrita". Este recurso tem como
principais objetivos sensibilizar para a importância da família na
aprendizagem da leitura e escrita, dar sugestões para escolher livros para
crianças e facultar recursos em linha para apoio aos pais e encarregados de
educação.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Dia do Pai
No dia 18 de março de
2015, no âmbito do projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Pai”
direcionada aos alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade, nas instalações da
audioteca:
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
Os alunos interagiram e dialogaram com grande entusiasmo, tendo sido cumpridos os objetivos propostos para esta atividade.
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
sexta-feira, 20 de março de 2015
segunda-feira, 16 de março de 2015
Formação no âmbito das TIC
No decorrer do mês de março, a
biblioteca escolar dinamizou a atividade “Formação no âmbito das TIC: como
fazer um powerpoint”, contemplada no PAA da BE, no domínio “Currículo,
literacias e aprendizagem”. Esta atividade decorreu na sala de TIC, com as
turmas do 2º ciclo.
Um fundo para a apresentação do
powerpoint, a escrita de um texto na caixa de texto,
inserir e formatar uma imagem e dar animação ao slide, foram, entre outros, os
diferentes passos explicitados na iniciação desta ferramenta. Os alunos foram
treinando e exemplificando num computador, acessível a dois utilizadores,
facilitando-se deste modo a leitura, interpretação e compreensão dos conteúdos.
As turmas manifestaram entusiasmo e foram colaborantes.Colaborar e apoiar as atividades curriculares e não curriculares, criar e desenvolver novos serviços e novos espaços de aprendizagem reais ou virtuais e fomentar o uso da BE, foram os principais objetivos desta atividade.
segunda-feira, 9 de março de 2015
sexta-feira, 6 de março de 2015
Animação da Leitura - (Projeto SOBE)
No dia 27 de fevereiro de 2015, no
âmbito do projeto SOBE, dinamizou-se uma sessão de animação de leitura em
colaboração com o Centro de Saúde de Boticas. A atividade foi dirigida a todos os
alunos do 1º ano e desenvolvida no auditório da escola.
Foi feita a animação da leitura da
história “Os Cufitas e a escovagem dos dentes” pela professora Isabel Losada,
com exemplificação de uma escovagem correta dos dentes. Relacionado com o tema
principal foram ainda abordadas, pela enfermeira Maria de Deus, as doenças
provenientes de uma má escovagem dos dentes, assim como, de uma alimentação
inadequada e suas consequências na saúde e hábitos de vida saudáveis. Esta exposição foi feita com recurso a
um PowerPoint previamente elaborada.
Com esta iniciativa pretendeu-se incentivar
alunos e professores para a realização da escovagem diária dos dentes em meio
escolar, promover a escovagem correta dos dentes eincentivar para a importância
da leitura e dos livros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




