sexta-feira, 5 de junho de 2015
terça-feira, 26 de maio de 2015
terça-feira, 5 de maio de 2015
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Dia da Mãe
No dia 29 de abril de 2015, no âmbito do
projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Mãe” direcionada
aos alunos dos 3º, 4º anos de escolaridade, nas instalações da audioteca.
No decorrer e no planeamento da
atividade foi elaborado um powerpoint sobre a importância da interação afetiva
da criança com a mãe com vista à sensibilização dos alunos sobre a importância
da comemoração do dia da mãe.Foram salientados comportamentos familiares saudáveis, procurando estimular a afetividade entre mães e filhos.
Os alunos interagiram e dialogaram, com entusiasmo, sobre momentos agradáveis vivenciados com a mãe.
Fez-se referência ao desenvolvimento e ligação intra uterina na construção de um ser física e emocionalmente saudável.
No decorrer da atividade fez-se a audição da canção “Nos braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa, envolvendo todos os participantes.
Os alunos Eduardo Pereira e Iara Fernandes do 4ºB, e Gonçalo Miguel do 4ºA, leram respetivamente o texto “Quero um Mano”, o poema “A Ana Quer” e a história “ A minha mãe é super mãe.
terça-feira, 28 de abril de 2015
Semana da Leitura
Entre os dias 20 e 24 de abril, numa iniciativa da
Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso, que integra as bibliotecas
municipais de Boticas e Montalegre e as bibliotecas escolares do Agrupamento de
Escolas Gomes Monteiro, Boticas, e do Agrupamento de Escolas de Montalegre,
realizou-se a Semana da Leitura 2015, este ano subordinada ao tema “As Palavras
do Mundo”, e no decorrer da qual se realizaram múltiplas e variadas ações
visando o estímulo dos mais novos para a prática da leitura e o gosto pelos
livros.
Os livros e as palavras ocuparam o lugar central do programa comemorativo da Semana da Leitura 2015 e diferentes espaços, como o Centro de Artes Nadir Afonso, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal e a própria escola serviram de palcos para a dinamização destas atividades.
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “As Palavras do Mundo”, patente no hall de entrada e com a entrega de prémios aos alunos vencedores nos concursos PNL. Ao longo da semana realizaram-se várias atividades em diferentes espaços, nomeadamente na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Escolar e no Auditório Municipal.
Realizaram-se leituras ao ar livre, Encontros intergeracionais entre os alunos do agrupamento e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, animações de leitura, visualização de filmes, entre outras atividades.
Dinamizou-se, também, a "Hora do Conto" na Biblioteca Escolar, momentos em que diferentes personalidades da comunidade educativa deram um pouco do seu tempo para lerem histórias aos mais pequenos.
O encerramento da Semana da Leitura 2015 teve como palco o Centro de Artes Nadir Afonso, onde foram lidos textos em prosa e poesia em várias línguas, leituras em que participaram não só a comunidade escolar, mas também a comunidade local, em particular imigrantes residentes em Boticas, que tiveram oportunidade de lerem alguns excertos de textos na sua língua natal.
Os livros e as palavras ocuparam o lugar central do programa comemorativo da Semana da Leitura 2015 e diferentes espaços, como o Centro de Artes Nadir Afonso, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal e a própria escola serviram de palcos para a dinamização destas atividades.
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “As Palavras do Mundo”, patente no hall de entrada e com a entrega de prémios aos alunos vencedores nos concursos PNL. Ao longo da semana realizaram-se várias atividades em diferentes espaços, nomeadamente na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Escolar e no Auditório Municipal.
Realizaram-se leituras ao ar livre, Encontros intergeracionais entre os alunos do agrupamento e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, animações de leitura, visualização de filmes, entre outras atividades.
Dinamizou-se, também, a "Hora do Conto" na Biblioteca Escolar, momentos em que diferentes personalidades da comunidade educativa deram um pouco do seu tempo para lerem histórias aos mais pequenos.
O encerramento da Semana da Leitura 2015 teve como palco o Centro de Artes Nadir Afonso, onde foram lidos textos em prosa e poesia em várias línguas, leituras em que participaram não só a comunidade escolar, mas também a comunidade local, em particular imigrantes residentes em Boticas, que tiveram oportunidade de lerem alguns excertos de textos na sua língua natal.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura - Peso da Régua
A representação do
nosso Agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2015,
realizada no dia 15 de abril em Peso da Régua esteve a cargo da Bianca
Gonçalves (7.ºC), da Inês Domingues (7.ºC) e do João Carlos (9.ºB).
A organização do evento
esteve a cargo da Biblioteca Municipal de Peso da Régua e o concurso decorreu
na Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia.
Os alunos concorrentes
realizaram uma prova escrita onde demonstraram os conhecimentos sobre as obras
lidas. Após apuramento dos cinco melhores alunos de cada nível de ensino,
o João Carlos foi selecionado e passou às provas orais, constituídas por duas
componentes: declamação e argumentação. Foram momentos vivenciados com muita
intensidade que possibilitaram a leitura expressiva de poemas e a manifestação
de opiniões fundamentadas e bem argumentadas sobre os sete temas sugeridos e a
relação destes com as leituras realizadas.
Nesta fase de
apuramento, o João Carlos com toda a sua naturalidade, humor e entusiasmo
contagiantes, conquistou o público e o júri, demonstrando forte maturidade e
uma personalidade bem vincada.
Os alunos deram o seu
melhor e estão todos de parabéns, especialmente o João Carlos, pois foi um
aluno premiado e merecedor do seu honroso 2º lugar, a nível distrital.
Tiveram oportunidade de conhecer e conviver
com outros leitores do distrito e manifestaram o seu entusiasmo e satisfação
para voltarem na próxima edição do Concurso Nacional de Leitura.
quarta-feira, 25 de março de 2015
Literacia Emergente
Literacia emergente from aegm2013
Este PowerPoint
foi elaborado pelos professores Marta Medeiros e Simão Lomba, no âmbito de uma
sessão para pais, a dinamizar, e intitulada "Da Literacia Emergente à
Aprendizagem da Leitura e Escrita". Este recurso tem como
principais objetivos sensibilizar para a importância da família na
aprendizagem da leitura e escrita, dar sugestões para escolher livros para
crianças e facultar recursos em linha para apoio aos pais e encarregados de
educação.
segunda-feira, 23 de março de 2015
Dia do Pai
No dia 18 de março de
2015, no âmbito do projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Pai”
direcionada aos alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade, nas instalações da
audioteca:
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
Os alunos interagiram e dialogaram com grande entusiasmo, tendo sido cumpridos os objetivos propostos para esta atividade.
- Apresentação de um powerpoint original, elaborado no âmbito da temática.
- Leitura da história “Pai, adivinha quanto eu te amo”;
- Canção “Eu gosto é do papá”;
- Canção “Parabéns a você”.
Com esta atividade pretendeu-se estimular a afetividade entre as crianças a os pais (promover os afetos), reconhecer a importância da figura do pai no desenvolvimento do caráter humano e sensibilizar para a importância da leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




