domingo, 14 de junho de 2015

Prezzi - Educação Financeira




Este trabalho foi elaborado no âmbito do clube Web 2.0 em articulação com o clube de Educação Financeira, em sessões semanais, ao longo do 3º período, com alunos do 3º ciclo.
Foi utilizada a ferramenta Web 2.0 “Prezzi” que permite fazer apresentações de alto impacto com recursos inovadores, dinâmicos e visualmente mais atrativos do que um PowerPoint.
Aos alunos foi concedida toda a liberdade na organização dos conteúdos ministrados ao longo do ano, no âmbito da temática de educação financeira, numa espécie de mapa virtual, com a possibilidade de criação de apresentações não lineares. Foram explorados em diferentes formatos e tamanhos texto, imagem, som, vídeo, ligações a imagens e vídeos (do Youtube), alguns da autoria dos próprios alunos, recorrendo à função de zoom para aproximar ou afastar, conforme o desejado.
Os alunos adquiriram conhecimentos digitais e aprenderam a utilizar o Prezzi, melhorarando as suas competências para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, desenvolvendo novos serviços e novos espaços de aprendizagem.
Este trabalho foi publicado no blogue do clube de Educação Financeira em http://clubeef.blogspot.pt/
 




quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança




No dia 1 de junho de 2015 comemorou-se o Dia Mundial da Criança com a colaboração do Centro de Saúde e a coordenadora do PES, tendo como principal objetivo reconhecer a criança e os seus direitos.
Foi elaborada uma exposição no átrio da escola de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar de que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã e que os seus comportamentos se repercutirão no futuro.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia da Mãe



No dia 29 de abril de 2015, no âmbito do projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Mãe” direcionada aos alunos dos 3º, 4º anos de escolaridade, nas instalações da audioteca.
No decorrer e no planeamento da atividade foi elaborado um powerpoint sobre a importância da interação afetiva da criança com a mãe com vista à sensibilização dos alunos sobre a importância da comemoração do dia da mãe.
Foram salientados comportamentos familiares saudáveis, procurando estimular a afetividade entre mães e filhos.
Os alunos interagiram e dialogaram, com entusiasmo, sobre momentos agradáveis vivenciados com a mãe.
Fez-se referência ao desenvolvimento e ligação intra uterina na construção de um ser física e emocionalmente saudável.
No decorrer da atividade fez-se a audição da canção “Nos braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa, envolvendo todos os participantes.
Os alunos Eduardo Pereira e Iara Fernandes do 4ºB, e Gonçalo Miguel do 4ºA, leram respetivamente o texto “Quero um Mano”, o poema “A Ana Quer” e a história “ A minha mãe é super mãe.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Semana da Leitura



Entre os dias 20 e 24 de abril, numa iniciativa da Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso, que integra as bibliotecas municipais de Boticas e Montalegre e as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, e do Agrupamento de Escolas de Montalegre, realizou-se a Semana da Leitura 2015, este ano subordinada ao tema “As Palavras do Mundo”, e no decorrer da qual se realizaram múltiplas e variadas ações visando o estímulo dos mais novos para a prática da leitura e o gosto pelos livros.
Os livros e as palavras ocuparam o lugar central do programa comemorativo da Semana da Leitura 2015 e diferentes espaços, como o Centro de Artes Nadir Afonso, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal e a própria escola serviram de palcos para a dinamização destas atividades.
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “As Palavras do Mundo”, patente no hall de entrada e com a entrega de prémios aos alunos vencedores nos concursos PNL. Ao longo da semana realizaram-se várias atividades em diferentes espaços, nomeadamente na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Escolar e no Auditório Municipal.
Realizaram-se leituras ao ar livre, Encontros intergeracionais entre os alunos do agrupamento e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, animações de leitura, visualização de filmes, entre outras atividades.
Dinamizou-se, também, a "Hora do Conto" na Biblioteca Escolar, momentos em que diferentes personalidades da comunidade educativa deram um pouco do seu tempo para lerem histórias aos mais pequenos.
O encerramento da Semana da Leitura 2015 teve como palco o Centro de Artes Nadir Afonso, onde foram lidos textos em prosa e poesia em várias línguas, leituras em que participaram não só a comunidade escolar, mas também a comunidade local, em particular imigrantes residentes em Boticas, que tiveram oportunidade de lerem alguns excertos de textos na sua língua natal.