domingo, 4 de outubro de 2015

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Estamos em outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.
Este ano o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) é “A biblioteca escolar é super! "(tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares) e o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.
  Brevemente divulgaremos o cartaz com as atividades a realizar na nossa biblioteca escolar.

domingo, 14 de junho de 2015

Prezzi - Educação Financeira




Este trabalho foi elaborado no âmbito do clube Web 2.0 em articulação com o clube de Educação Financeira, em sessões semanais, ao longo do 3º período, com alunos do 3º ciclo.
Foi utilizada a ferramenta Web 2.0 “Prezzi” que permite fazer apresentações de alto impacto com recursos inovadores, dinâmicos e visualmente mais atrativos do que um PowerPoint.
Aos alunos foi concedida toda a liberdade na organização dos conteúdos ministrados ao longo do ano, no âmbito da temática de educação financeira, numa espécie de mapa virtual, com a possibilidade de criação de apresentações não lineares. Foram explorados em diferentes formatos e tamanhos texto, imagem, som, vídeo, ligações a imagens e vídeos (do Youtube), alguns da autoria dos próprios alunos, recorrendo à função de zoom para aproximar ou afastar, conforme o desejado.
Os alunos adquiriram conhecimentos digitais e aprenderam a utilizar o Prezzi, melhorarando as suas competências para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, desenvolvendo novos serviços e novos espaços de aprendizagem.
Este trabalho foi publicado no blogue do clube de Educação Financeira em http://clubeef.blogspot.pt/
 




quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dia Mundial da Criança




No dia 1 de junho de 2015 comemorou-se o Dia Mundial da Criança com a colaboração do Centro de Saúde e a coordenadora do PES, tendo como principal objetivo reconhecer a criança e os seus direitos.
Foi elaborada uma exposição no átrio da escola de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar de que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã e que os seus comportamentos se repercutirão no futuro.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dia da Mãe



No dia 29 de abril de 2015, no âmbito do projeto “Amores Perfeitos” dinamizou-se a atividade “Dia da Mãe” direcionada aos alunos dos 3º, 4º anos de escolaridade, nas instalações da audioteca.
No decorrer e no planeamento da atividade foi elaborado um powerpoint sobre a importância da interação afetiva da criança com a mãe com vista à sensibilização dos alunos sobre a importância da comemoração do dia da mãe.
Foram salientados comportamentos familiares saudáveis, procurando estimular a afetividade entre mães e filhos.
Os alunos interagiram e dialogaram, com entusiasmo, sobre momentos agradáveis vivenciados com a mãe.
Fez-se referência ao desenvolvimento e ligação intra uterina na construção de um ser física e emocionalmente saudável.
No decorrer da atividade fez-se a audição da canção “Nos braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa, envolvendo todos os participantes.
Os alunos Eduardo Pereira e Iara Fernandes do 4ºB, e Gonçalo Miguel do 4ºA, leram respetivamente o texto “Quero um Mano”, o poema “A Ana Quer” e a história “ A minha mãe é super mãe.