sábado, 23 de janeiro de 2016

Animação da leitura - 1º ciclo

Ao longo do mês de janeiro estão a decorrer, na biblioteca escolar, atividades de animação de leitura com várias sessões para cada turma:
- “A Maior Flor do Mundo” (4ºA), “O Poder das Palavras” (3º/4ºB) e “Os Bichos também têm direitos”(2ºA e 3ºB).
“A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, “O Beijo da Palavrinha” de Mia Couto e “Bichos e Bicharocos” de Sidónio Muralha, foram as obras de Educação Literária contempladas.
Destacam-se como principais objetivos desta atividades animar para a leitura, desenvolver competências TIC, ajudar os alunos a compreender as obras em parceria com os professores titulares da turma, apoiar o desenvolvimento do currículo e articular atividades desenvolvidas na sala de aula e na BE.

Os alunos estão a participar de forma entusiástica ao longo das diferentes sessões, interagindo constantemente e colocando questões oportunas. Mostram recetividade para os diferentes trabalhos propostos e dos quais, mais tarde, daremos notícias. 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura - 1.ª Fase


No dia 14 de janeiro de 2016, às 14h, no auditório da escola, decorreu a fase de escola da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, no nosso agrupamento, com a participação de vinte e oito alunos concorrentes.
A prova, com a duração de 45 minutos, teve um questionário de escolha-múltipla relativo às duas obras selecionadas: "História de um gato e de uma gaivota que o ensino a voar " de Luís Sepúlveda e "O Fantasma de Cantervile" de Oscar Wilde. 
Parabéns a todos pela participação! 

Os três alunos selecionados irão disputar a fase distrital do CNL, em data e local a designar.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos



Na semana de 7 a 11 de dezembro, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Declaração Universal  dos Direitos Humanos”, a 10 de dezembro, a biblioteca escolar convidou as turmas do 3.º ciclo e respetivos diretores/professores de Educação para a Cidadania para assistirem a um documentário/debate intitulado “Afinal o que são Direitos Humanos?”.
Verificou-se, por parte dos alunos, um forte interesse e interação nesta atividade, especialmente no que respeita ao conhecimento dos Direitos Humanos.
Os objetivos desta atividade foram consciencializar para a importância do respeito/cumprimento dos Direitos Humanos, esclarecer a sua democratização perante a lei/sociedade e dar a conhecer os 30 direitos da Declaração Universal.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dia Mundial dos Direitos Humanos - 10 de dezembro


No âmbito da efeméride “ Dia da Declaração Mundial dos Direitos Humanos”, a comemorar no dia 10 de Dezembro, a biblioteca escolar vai dinamizar com as turmas do 3.º ciclo um debate/documentário Afinal o que são Direitos Humanos?”. 

 Pode verificar aqui a calendarização da atividade, com o professor e respetiva turma, na Biblioteca Escolar.