sábado, 6 de fevereiro de 2016

Como pesquisar na Web - Literacia da Informação


Trabalho elaborado na planificação das sessões de literacia da informação "Como pesquisar na Web". 

Ao longo do mês de janeiro foram dinamizadas, na biblioteca escolar, sessões de literacia de informação para as turmas do 2º ciclo intituladas “Como pesquisar na Web”, contando com a preciosa colaboração do elemento da equipa da BE, o docente Pedro Barroso.
Face à pertinência da temática e às necessidades verificadas, estas sessões foram extensivas a alunos do 3º ciclo, tendo sido ocupadas nas aulas de Educação Moral e Religião Católica.
Na planificação desta atividade foi elaborado um Powerpoint, publicado no blogue, e um desdobrável (ver AQUI) que foi distribuído pelos alunos.
Foram analisadas várias questões entre as quais: “motores de busca”, “como verificar a informação numa página Web”, “etapas para agilizar uma pesquisa” e “dicas úteis”.
As próximas sessões, no âmbito da literacia da informação, visarão as turmas dos 8º e 9º anos e abordarão a seguinte temática “Como elaborar um trabalho escrito”.
Entre os principais objetivos destas atividades destacam-se o aumento das atividades de formação para o uso correto e seguro da informação, dos média e das tecnologias, ambientes e ferramentas digitais e em linha e, também, a disponibilização de materiais informativos e de apoio à utilização/produção adequada da informação, da Internet e ao estudo.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Animação da leitura - 1º ciclo

Ao longo do mês de janeiro estão a decorrer, na biblioteca escolar, atividades de animação de leitura com várias sessões para cada turma:
- “A Maior Flor do Mundo” (4ºA), “O Poder das Palavras” (3º/4ºB) e “Os Bichos também têm direitos”(2ºA e 3ºB).
“A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, “O Beijo da Palavrinha” de Mia Couto e “Bichos e Bicharocos” de Sidónio Muralha, foram as obras de Educação Literária contempladas.
Destacam-se como principais objetivos desta atividades animar para a leitura, desenvolver competências TIC, ajudar os alunos a compreender as obras em parceria com os professores titulares da turma, apoiar o desenvolvimento do currículo e articular atividades desenvolvidas na sala de aula e na BE.

Os alunos estão a participar de forma entusiástica ao longo das diferentes sessões, interagindo constantemente e colocando questões oportunas. Mostram recetividade para os diferentes trabalhos propostos e dos quais, mais tarde, daremos notícias. 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura - 1.ª Fase


No dia 14 de janeiro de 2016, às 14h, no auditório da escola, decorreu a fase de escola da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, no nosso agrupamento, com a participação de vinte e oito alunos concorrentes.
A prova, com a duração de 45 minutos, teve um questionário de escolha-múltipla relativo às duas obras selecionadas: "História de um gato e de uma gaivota que o ensino a voar " de Luís Sepúlveda e "O Fantasma de Cantervile" de Oscar Wilde. 
Parabéns a todos pela participação! 

Os três alunos selecionados irão disputar a fase distrital do CNL, em data e local a designar.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos



Na semana de 7 a 11 de dezembro, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Declaração Universal  dos Direitos Humanos”, a 10 de dezembro, a biblioteca escolar convidou as turmas do 3.º ciclo e respetivos diretores/professores de Educação para a Cidadania para assistirem a um documentário/debate intitulado “Afinal o que são Direitos Humanos?”.
Verificou-se, por parte dos alunos, um forte interesse e interação nesta atividade, especialmente no que respeita ao conhecimento dos Direitos Humanos.
Os objetivos desta atividade foram consciencializar para a importância do respeito/cumprimento dos Direitos Humanos, esclarecer a sua democratização perante a lei/sociedade e dar a conhecer os 30 direitos da Declaração Universal.