segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, desde 1945, data da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre o quadro da alimentação mundial e principalmente a fome no planeta.
Com a colaboração do Centro de Saúde de Boticas, a coordenadora do PES e a Biblioteca Escolar foi elaborada uma exposição, no halll da entrada da nossa escola, com a temática da Roda dos Alimentos.
Todos os alunos participaram e realizaram trabalhos, estão de parabéns!



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Feira do livro em Montalegre


 De 1 a 5 de junho, na vila de Montalegre, está a decorrer a XVII Feira do Livro, no espaço do pavilhão multiusos, com um cartaz cultural que apresenta uma oferta variada de cultura com várias palestras e alguns lançamentos de livros. É um evento que assinala o centenário de vida literária de Ferreira de Castro e a invocação da obra do saudoso Bento da Cruz.
 Também o agrupamento de escolas Gomes Monteiro e o município de Boticas, têm a sua representação neste espaço com a exposição de vários trabalhos, de acordo com diferentes temáticas, que acima retratamos nas fotos.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Coletânea de Poemas




Livro de poemas produzido pelos alunos das turmas do 6ºA e 6ºB, no âmbito das obras PNL, requisitadas na biblioteca escolar.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Semana da Leitura

Entre os dias 26 e 29 de abril, numa iniciativa da Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso, que integra as bibliotecas municipais de Boticas e Montalegre e as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, e do Agrupamento de Escolas de Montalegre, realizou-se a Semana da Leitura 2016.
Com o tema “Elos de leitura”, realizaram-se múltiplas e variadas ações visando o estímulo dos mais novos para a prática da leitura e o gosto pelos livros, desenvolvendo-se também atividades de leitura junto das populações, ultrapassando a sala de aula pela apropriação do espaço público. Diferentes espaços, como o Centro de Artes Nadir Afonso, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal, a Rádio Fórum Boticas e a própria escola serviram de palcos para a dinamização destas atividades.
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “Elos de Leitura – O Barroso que nos une” e entrega de prémios aos alunos vencedores dos concursos PNL.
Realizaram-se leituras ao ar livre, leituras  intergeracionais com os alunos e os seus avós, animações de leitura, dinamização da hora do conto com momentos em que diferentes personalidades da comunidade educativa leram contos e lendas de Barroso aos mais pequenos, dramatizações, encontro com os escritores e jornalistas do Alto Tâmega, Barroso e Galiza entre outras atividades. Também a presença do padre Fontes honrou esta festa da leitura.
O encerramento da Semana da Leitura 2016 teve como palco o Auditório Municipal, com a peça de teatro “ O caixeiro ambicioso”, pelo grupo Tamegar Teatro para a comunidade educativa.