sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Escrita Criativa

Nos dias 23 e 24 de novembro decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa”, com as turmas do 3ºA e 3ºB.
Foi lida e explorada a história O burro do Bonifácio moleiro da obra “Abada de Histórias” de António Mota. 
Em grupos, os alunos fizeram atividades, entre as quais se destacam um acróstico, a produção de textos, emitindo opiniões relativas à temática da história, e a exposição oral dos trabalhos.
Os alunos colaboraram com entusiasmo, desenvolvendo práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita. 
Estão de parabéns!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Escrita Criativa


Nos dias 16 e 17 de novembro decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa”, com as turmas do 3ºA e 3ºB, atividade que é desenvolvida em articulação com a rubrica “Autor do Mês”.
A obra escolhida foi “Abada de Histórias” de António Mota.
Foi lida e explorada a história A Galinha Vadia e, em grupos, fizeram-se atividades, entre as quais se destacam o Comboio de Palavras, a produção de textos, imaginando um fim à história, e a exposição oral dos trabalhos.
Os alunos colaboraram com entusiasmo e demonstraram espírito de iniciativa. Estimularam a criatividade e a imaginação, usando técnicas de trabalho em conjunto.
Estão todos de parabéns.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Concurso Nacional de Leitura (CNL)


Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL) – em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) – promove, no ano letivo de 2016/2017, a 11ª Edição do Concurso Nacional de Leitura ao qual o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro se associa, com o objetivo de estimular a prática da leitura entre os alunos. 
O CNL vai cumprir-se entre o dia 24 de Outubro de 2016, data oficial de abertura, e o final do terceiro período letivo, em data a fixar no decorrer das atividades.
A participação no concurso na prova da Fase de Escola está aberta a todos os alunos do 3º Ciclo. e realizar-se-á no dia 25 de janeiro de 2017 (4.ª feira).
O Regulamento do CNL, 10ª edição, fase/Escolas está disponível AQUI.

PARTICIPA!!!
Obras a concurso (3ºCEB)

Lê aqui a obra em PDF (A Pérola)
                                                      Lê aqui o resumo da obra (A Lua de Joana)                   



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Sites em ação



ConA equipa da biblioteca escolar propôs-se pesquisar um conjunto de sites interessantes que englobam conteúdos programáticos de diferentes disciplinas e também outras áreas do conhecimento.
    É um trabalho, no âmbito da pesquisa/literacia da informação, iniciado já no ano anterior e finalmente concluído, relevante para alunos, professores e toda a comunidade educativa.
    "Sites em ação" é um documento que também se encontra disponível em suporte de papel na biblioteca escolar.
    Também está disponível na biblioteca escolar, para consulta, intitulado Sitsites interessa

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Formação do Utilizador

Decorreu nos dias 19 e 21 de outubro, no âmbito da Literacia da Informação, a Formação do Utilizador para os 4º e 7º anos.
Os principais objetivos desta sessão foram fomentar e incutir nos alunos o cumprimento de normas de respeito, convivência, cooperação e trabalho inerentes ao sistema de funcionamento da biblioteca, assim como também criar uma boa imagem da biblioteca.
No final foi distribuído a todos os alunos um Guia do Utilizador e calendarizou-se uma próxima sessão para o preenchimento do inquérito online "Formação do Utilizador", no blogue, utilizando a ferramenta Google Drive.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Passaportes da leitura


















.

          

  A rubrica "Passaportes de Ieitura" tem como objetivo a promoção da leitura. Idêntico a um passaporte é, na realidade, um registo de leituras, no qual os alunos poderão registar as suas impressões sobre os livros que foram lendo.
        No ano letivo 2016/2017 esta atividade será implementada no 1º ciclo, nas turmas dos 3º e 4º anos e terá início no mês de novembro de 2016.
        A apresentação dos Passaportes realizar-se-á no final de cada mês, na Biblioteca Escolar.
        Contamos convosco!



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, desde 1945, data da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre o quadro da alimentação mundial e principalmente a fome no planeta.
Com a colaboração do Centro de Saúde de Boticas, a coordenadora do PES e a Biblioteca Escolar foi elaborada uma exposição, no halll da entrada da nossa escola, com a temática da Roda dos Alimentos.
Todos os alunos participaram e realizaram trabalhos, estão de parabéns!