quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Passaportes de Leitura

A rubrica "Passaportes de Leitura" tem como objetivo a promoção da leitura. O livro, idêntico a um passaporte é, na realidade, um registo de leituras, no qual os alunos registam as suas impressões sobre os livros que foram lendo no âmbito do empréstimo domiciliário.
Esta atividade está a ser implementada no 1º CEB  (3ºA, 3ºB, 4ºA e 4ºB) , e teve o seu início no mês de novembro.
A apresentação dos Passaportes realizou-se em dezembro, na Biblioteca Escolar. 
Depois de  cuidadosamente analisados e reunirem as condições consideradas aceitáveis, foram eleitos os leitores com melhor desempenho.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Literacia Financeira

Decorreu no dia 6 de dezembro, na BE, a atividade “Necessidades e Desejos”, desenvolvida pelo Projeto de Educação Financeira em articulação com a Biblioteca Escolar, com a turma do 4ºA.
Foi lida e explorada a história “Um casaco para o cão”. Os alunos preencheram uma ficha do texto “A brincar também se aprende a pensar”, seguida de um debate com a turma sobre os termos “Necessidades e Desejos”, no âmbito de Educação Financeira”. Concluiu-se com o preenchimento de um quadro exemplificativo desses termos.
Os alunos demonstraram interesse e empenho na elaboração dos trabalhos.
Trabalhar de uma forma lúdica-didática os temas do Referencial de Educação Financeira e desenvolver práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita, foram os principais objetivos desta atividade.

No próximo período serão dinamizadas novas sessões para outras turmas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dia Mundial da Luta contra a SIDA

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da luta contra a Sida, com a colaboração do Centro de Saúde de Boticas, a coordenadora do PES (Projeto de Educação para a Saúde) e a Biblioteca Escolar, produziram-se diferentes materiais e dinamizaram-se as seguintes atividades:
- Distribuição de desdobráveis informativos.
 - Sensibilização, nas diferentes turmas, sobre o tema.
- Exposição no átrio da escola.
Ver folheto AQUI.
Sensibilizar os alunos para a problemática do VIH/SIDA e para o combate à discriminação, desenvolvendo opiniões críticas e informadas face à utilização de métodos contracetivos foram os principais objetivos desta atividade.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

À Roda do Livro

No âmbito da dinamização da atividade À Roda do Livro, as turmas do 5ºA, 6ºA, 6ºB e 8ºA visitaram a biblioteca escolar no decorrer do mês de novembro.
Numa primeira fase os alunos procederam à seleção/requisição de um livro, com um prazo estipulado para a sua leitura. Posteriormente, e novamente na BE, divulgaram à turma a história da obra requisitada, alguns leram pequenos fragmentos em voz alta, seguindo-se pequenos debates. Realizaram o comentário (já elaborado em suporte de papel) on-line no blogue, na aplicação “À roda do livro”, utilizando a ferramenta Google Drive.
Verificou-se entusiasmo e iniciativa, tendo alguns alunos permutando entre si as obras, para nova requisição.
Escolher leituras de acordo com os interesses e necessidades dos alunos, desenvolver competências leitoras e hábitos de leitura, são os principais objetivos desta atividade. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Escrita Criativa

Nos dias 23 e 24 de novembro decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa”, com as turmas do 3ºA e 3ºB.
Foi lida e explorada a história O burro do Bonifácio moleiro da obra “Abada de Histórias” de António Mota. 
Em grupos, os alunos fizeram atividades, entre as quais se destacam um acróstico, a produção de textos, emitindo opiniões relativas à temática da história, e a exposição oral dos trabalhos.
Os alunos colaboraram com entusiasmo, desenvolvendo práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita. 
Estão de parabéns!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Escrita Criativa


Nos dias 16 e 17 de novembro decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa”, com as turmas do 3ºA e 3ºB, atividade que é desenvolvida em articulação com a rubrica “Autor do Mês”.
A obra escolhida foi “Abada de Histórias” de António Mota.
Foi lida e explorada a história A Galinha Vadia e, em grupos, fizeram-se atividades, entre as quais se destacam o Comboio de Palavras, a produção de textos, imaginando um fim à história, e a exposição oral dos trabalhos.
Os alunos colaboraram com entusiasmo e demonstraram espírito de iniciativa. Estimularam a criatividade e a imaginação, usando técnicas de trabalho em conjunto.
Estão todos de parabéns.