sábado, 11 de fevereiro de 2017

Animação da leitura

Nos dias 6,7 e 9 de janeiro, a turma do 1ºA participou na atividade da biblioteca escolar "Animação da leitura da obra O Pedrito Coelho", em articulação com a docente Glória Freitas. 
As crianças sentaram-se em círculo e distribuíram-se cartões das imagens do livro “A História do Pedrito Coelho” virados ao contrário. Questionou-se qual o aluno que pretendia começar a história. A partir daí criou-se uma história coletiva a partir das imagens. Com o acompanhamento da professora titular de turma, em contexto de sala de aula, os alunos registaram a sua história e procederam à ilustração dos vários momentos da mesma.  
Na terceira sessão explorou-se o título da obra, a capa do livro e visualizou-se o filme da história no youtube (https://youtu.be/YrGvEYbpizM). Depois contou-se a história recorrendo a um PowerPoint e dinamizando-se o Concurso “Vê se sabes”.
De seguida, distribuíram-se os cartões das imagens digitalizadas e pediu-se aos alunos que recontassem a história. Assim, puderam confrontar a história que inventaram com a história visualizada. Verificou-se forte entusiasmo e colaboração pelos intervenientes.
Posteriormente, elaborar-se-á um livro digital com a história e a ilustração produzidas pelos alunos que iremos publicar no blogue.
Apoiar o desenvolvimento do currículo e ajudar os alunos a compreender as obras em parceria com os professores titulares da turma foram os principais objetivos desta atividade.


sábado, 4 de fevereiro de 2017

À Roda do Livro


No âmbito da dinamização da atividade À Roda do Livro, as turmas do 5ºA, 6ºA, 6ºB e 8ºA visitaram a biblioteca escolar no decorrer do mês de janeiro.
Os alunos divulgaram à turma a história da obra requisitada anteriormente, leram pequenos fragmentos em voz alta, seguindo-se algumas questões e pequenos debates. De seguida, e de acordo com os seus interesses e necessidades, requisitaram um novo livro, procedimento que teve como base, e em função dos comentários feitos, a troca de obras entre colegas.
Posteriormente, realizar-se-á o comentário on-line no blogue da BE, na aplicação “À roda do livro”, utilizando a ferramenta Google Drive.
Os alunos revelaram um crescente entusiasmo e iniciativa, nestas sessões, desenvolvendo competências leitoras e hábitos de leitura. Partilharam a informação e a produção de conhecimento coletivo propiciando a interação social e o desenvolvimento de aprendizagens relevantes.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Projeto SOBE - teatro


Nos dias 24 e 26 de janeiro de 2017, no âmbito da promoção da Saúde Oral na escola, dinamizou-se um teatro na audioteca do agrupamento, com as enfermeiras estagiárias, para todos os alunos do pré-escolar e do 1º CEB.
Esta atividade teve a colaboração do Centro de Saúde de Boticas (coordenadora da Saúde Escolar e interlocutora da saúde), da Biblioteca Escolar e dos docentes e discentes do Agrupamento de escolas Gomes Monteiro.
O teatro teve como temática central a importância da escovagem correta dos dentes, e aos mais pequeninos (pré-escolar), no final, foi distribuído um kit de higiene oral. Todos os alunos assistiram e interagiram de forma entusiástica e colaborante.
A atividade teve como objetivos principais o incentivo e sensibilização dos alunos para a prática de hábitos saudáveis de higiene oral e alimentação saudável e importância desses hábitos na sua vida, assim como também fazer a intervenção precoce da saúde oral junto das crianças.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Escrita Criativa

Nos dias 18, 19, 25 e 30 de janeiro decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa”, em articulação com a rubrica “Autor do Mês”, com as turmas do 3ºA, 3ºB, 4ºA e 4ºB.
As obras selecionadas das Metas de Educação Literária foram: “Boa Sentença”/in Contos para a Infância de Guerra Junqueiro ” e “O cavalo e a Estrela” in Mistérios de Matilde Rosa Araújo.
Foram lidas e exploradas as história e, em grupos, fizeram-se atividades, entre as quais se destacam fichas de leitura, Acrósticos, o Comboio de Palavras, a produção de versos/quadras, estudo de provérbios populares e a exposição oral dos trabalhos.
Mais uma vez os alunos colaboraram com entusiasmo, desenvolvendo práticas sociais e lúdicas de leitura, e propiciou-se o estímulo da criatividade e a imaginação, usando técnicas de trabalho em conjunto.

Parabéns a todos os alunos e à recetividade dos professores que participaram nestas atividades.

Vencedores dos concursos - janeiro


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

No dia 19 de janeiro de 2017, às 14h, na audioteca da escola, decorreu a fase de escola da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), no nosso agrupamento, com a participação de trinta e seis alunos.
A prova, com a duração de 45 minutos, teve um questionário de escolha-múltipla relativo às duas obras selecionadas: "A Lua de Joana " de Maria Teresa Maia Gonzales e "A Pérola" de Jonh Steinbck.
Parabéns a todos pela participação!

Os três alunos selecionados irão disputar a fase distrital do CNL, em data e local a designar.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Formação no âmbito das TIC

De 9 a 16 de janeiro, a biblioteca escolar,  em articulação com a disciplina de TIC, dinamizou a atividade “Formação no âmbito das TIC: como fazer um powerpoint”, contemplada no PAA da BE, no âmbito da Literacia da Informação e que decorreu na sala de TIC, com as turmas dos 4º e 5º anos.
Um fundo para a apresentação do powerpoint, a escrita de um texto na caixa de texto, inserir e formatar uma imagem e dar animação ao slide, foram, entre outros, os diferentes passos explicitados na iniciação desta ferramenta. Os alunos foram treinando e exemplificando num computador, facilitando-se deste modo a leitura, interpretação e compreensão dos conteúdos. As turmas manifestaram entusiasmo e foram colaborantes.

Melhorar as competências das Literacias da Informação e comunicação e incentivar o uso das TIC, foram os principais objetivos desta atividade.