sexta-feira, 17 de março de 2017

Passaportes de Leitura - Apresentação


No decorrer desta semana as turmas do 3ºA, 3ºB, 4ºA e 4ºB apresentaram os seus passaportes de leitura na Biblioteca Escolar, com os registos realizados das obras que requisitaram na BE.
A evolução que alguns alunos revelaram foi notória, tanto a nível de conteúdo, síntese e apresentação gráfica do registo, assim como também da responsabilização na elaboração da atividade. Leram o seu passaporte, teceram alguns comentários das obras lidas e avaliaram com achegas oportunas os registos dos colegas.
Todos os passaportes foram analisados e, no enquadramento do regulamento da rubrica, selecionados os leitores com melhor desempenho.

Estão de parabéns!!

terça-feira, 14 de março de 2017

Faça lá um Poema- aluna vencedora a nível nacional

 O poema da aluna Maria Beatriz Barjas, do 8ºB do nosso agrupamento, "Vida de estudante", foi um dos vencedores, a nível nacional, da 8ª edição do Concurso ‘Faça lá um Poema’, (destacado no quadro a amarelo)  promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém, e dinamizado no nosso agrupamento pela Biblioteca Escolar. A presença da Escola, dos Encarregados de Educação e da autora justificará a cerimónia pública de entrega de prémios e celebração da poesia, no próximo dia 25 de março de 2017, no Centro Cultural de Belém. 
Está de parabéns a escola e, principalmente a aluna que, de uma forma séria e transparente, elaborou na biblioteca escolar um poema pertinente, revelador de grande criatividade e imaginação e que tão bem expressa a sua veia poética e artística.
Foste uma justa vencedora. Muitos parabéns Beatriz!!!

Podem ler o poema AQUI .

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Animação de leitura "Bichos, bichinhos e bicharocos"

Nos dias 13, 14 e 16 (2ºA) e 20, 21 e 22 de fevereiro (2ºB), a biblioteca escolar dinamizou a atividade “Animação de leitura da obra Bichos, bichinhos e bicharocos” com as turmas do 2º ano.
Na primeira sessão os alunos, através da projeção da capa do livro, foram convidados a antecipar o conteúdo do mesmo e a analisarem os elementos paratextuais. De seguida, e através da visualização de um powerpoint, individualmente, os alunos leram os poemas e participaram num concurso de perguntas e respostas “Vê lá se sabes”.
Na segunda sessão, e no contexto da temática da obra, explorou-se a Declaração dos Direitos dos Animais através da visualização e análise de um powerpoint (http://pt.slideshare.net/teclar/declarao-universal-dos-direitos-dos-animais) feita pela professora Isabel Losada. Foram colocadas múltiplas questões por parte das crianças que interagiram com grande entusiasmo e dinamismo, relatando experiências pessoais no relacionamento e atitudes para com os animais.
Os alunos farão um trabalho coletivo, reconstruindo a Declaração dos Direitos dos Animais, através da colagem desses artigos numa cartolina que, posteriormente, será afixada na BE.
Os principais objetivos desta atividade foram fomentar o gosto pela leitura, articular atividades desenvolvidas na sala de aula e na BE e dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Animação da leitura

Nos dias 6,7 e 9 de janeiro, a turma do 1ºA participou na atividade da biblioteca escolar "Animação da leitura da obra O Pedrito Coelho", em articulação com a docente Glória Freitas. 
As crianças sentaram-se em círculo e distribuíram-se cartões das imagens do livro “A História do Pedrito Coelho” virados ao contrário. Questionou-se qual o aluno que pretendia começar a história. A partir daí criou-se uma história coletiva a partir das imagens. Com o acompanhamento da professora titular de turma, em contexto de sala de aula, os alunos registaram a sua história e procederam à ilustração dos vários momentos da mesma.  
Na terceira sessão explorou-se o título da obra, a capa do livro e visualizou-se o filme da história no youtube (https://youtu.be/YrGvEYbpizM). Depois contou-se a história recorrendo a um PowerPoint e dinamizando-se o Concurso “Vê se sabes”.
De seguida, distribuíram-se os cartões das imagens digitalizadas e pediu-se aos alunos que recontassem a história. Assim, puderam confrontar a história que inventaram com a história visualizada. Verificou-se forte entusiasmo e colaboração pelos intervenientes.
Posteriormente, elaborar-se-á um livro digital com a história e a ilustração produzidas pelos alunos que iremos publicar no blogue.
Apoiar o desenvolvimento do currículo e ajudar os alunos a compreender as obras em parceria com os professores titulares da turma foram os principais objetivos desta atividade.