terça-feira, 21 de março de 2017
sexta-feira, 17 de março de 2017
Passaportes de Leitura - Apresentação
No decorrer desta semana as turmas do 3ºA, 3ºB, 4ºA e
4ºB apresentaram os seus passaportes de leitura na Biblioteca Escolar, com os
registos realizados das obras que requisitaram na BE.
A evolução que alguns alunos revelaram foi notória,
tanto a nível de conteúdo, síntese e apresentação gráfica do registo, assim
como também da responsabilização na elaboração da atividade. Leram o seu
passaporte, teceram alguns comentários das obras lidas e avaliaram com achegas
oportunas os registos dos colegas.
Todos os passaportes foram analisados e, no
enquadramento do regulamento da rubrica, selecionados os leitores com
melhor desempenho.
Estão de parabéns!!
terça-feira, 14 de março de 2017
Faça lá um Poema- aluna vencedora a nível nacional
O poema da aluna Maria Beatriz Barjas, do 8ºB do nosso agrupamento,
"Vida de estudante", foi um dos vencedores, a nível nacional, da 8ª
edição do Concurso ‘Faça lá um Poema’, (destacado no quadro a amarelo) promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Fundação
Centro Cultural de Belém, e dinamizado no nosso agrupamento pela Biblioteca Escolar. A presença da Escola, dos Encarregados de Educação e da autora justificará a cerimónia pública de entrega de prémios e celebração da poesia, no próximo dia 25 de março de 2017, no Centro Cultural de Belém.
Está de parabéns a escola e, principalmente a aluna que, de uma forma
séria e transparente, elaborou na biblioteca escolar um poema pertinente,
revelador de grande criatividade e imaginação e que tão bem expressa a sua veia
poética e artística.
Foste uma justa vencedora. Muitos parabéns Beatriz!!!
Podem ler o poema AQUI .
segunda-feira, 13 de março de 2017
quarta-feira, 8 de março de 2017
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Animação de leitura "Bichos, bichinhos e bicharocos"
Nos dias 13, 14 e 16 (2ºA) e 20, 21 e 22 de fevereiro (2ºB), a biblioteca
escolar dinamizou a atividade “Animação de leitura da obra Bichos, bichinhos e bicharocos” com as turmas do 2º ano.
Na primeira sessão os alunos, através da projeção da
capa do livro, foram convidados a antecipar o conteúdo do mesmo e a analisarem
os elementos paratextuais. De seguida, e através da visualização de um
powerpoint, individualmente, os alunos leram os poemas e participaram num concurso
de perguntas e respostas “Vê lá se sabes”.
Na segunda sessão, e no contexto da temática da obra,
explorou-se a Declaração dos Direitos dos Animais através da visualização e
análise de um powerpoint (http://pt.slideshare.net/teclar/declarao-universal-dos-direitos-dos-animais)
feita pela professora Isabel Losada. Foram colocadas múltiplas questões por
parte das crianças que interagiram com grande entusiasmo e dinamismo, relatando
experiências pessoais no relacionamento e atitudes para com os animais.
Os alunos farão um trabalho coletivo, reconstruindo a
Declaração dos Direitos dos Animais, através da colagem desses artigos numa
cartolina que, posteriormente, será afixada na BE.
Os principais objetivos desta atividade foram fomentar
o gosto pela leitura, articular atividades desenvolvidas na sala de aula e na
BE e dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
sábado, 11 de fevereiro de 2017
Animação da leitura
Nos
dias 6,7 e 9 de janeiro, a turma do 1ºA participou na atividade da biblioteca
escolar "Animação da leitura da obra O Pedrito Coelho", em
articulação com a docente Glória Freitas.
As
crianças sentaram-se em círculo e distribuíram-se cartões das imagens do livro
“A História do Pedrito Coelho” virados ao contrário. Questionou-se qual o aluno
que pretendia começar a história. A partir daí criou-se uma história
coletiva a partir das imagens. Com o acompanhamento da professora titular de
turma, em contexto de sala de aula, os alunos registaram a sua história e
procederam à ilustração dos vários momentos da mesma.
Na
terceira sessão explorou-se o título da obra, a capa do livro e visualizou-se o
filme da história no youtube (https://youtu.be/YrGvEYbpizM). Depois contou-se a história recorrendo
a um PowerPoint e dinamizando-se o Concurso “Vê se sabes”.
De
seguida, distribuíram-se os cartões das imagens digitalizadas e pediu-se aos
alunos que recontassem a história. Assim, puderam confrontar a história que
inventaram com a história visualizada. Verificou-se forte entusiasmo e
colaboração pelos intervenientes.
Posteriormente,
elaborar-se-á um livro digital com a história e a ilustração produzidas pelos
alunos que iremos publicar no blogue.
Apoiar
o desenvolvimento do currículo e ajudar os alunos a compreender as obras em
parceria com os professores titulares da turma foram os principais objetivos
desta atividade.
domingo, 5 de fevereiro de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)

