terça-feira, 28 de março de 2017

Parabéns Maria Beatriz

Com o trabalho “Vida de estudante”, a Maria Beatriz do 8ºB do agrupamento de escolas Gomes Monteiro, obteve o 1º lugar nacional no concurso “Faça lá um Poema”.
A entrega de prémios, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, decorreu no dia 25 de março, no CCB (Centro Cultural de Belém).
A aluna foi convidada a ler o seu poema de forma colaborativa, com uma equipa cheia de magia e de encanto, na presença de ilustres convidados, entre os quais o coordenador do PNL, o ministro e o secretário da educação.
A Beatriz contou, também, com a presença dos seus familiares, a subdiretora da escola e a professora bibliotecária.

Parabéns Beatriz!

segunda-feira, 27 de março de 2017

Escrita Criativa - 4.º ano

Nos dias 21 e 22 de março decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa”, em articulação com a rubrica “Autor do Mês”, com as turmas do 4ºA e 4ºB.
A obras selecionada das Metas de Educação Literária foi “Versos de Cacaracá” de Manuel António Couto Viana. É um livro que nos fala de um mundo cheio de cor e de vida, em histórias contadas em verso, com a mestria das palavras do autor. 
Na exploração da obra “Versos de Cacaracá” foi utilizada uma apresentação em Prezzi de Andreia Barros Pinto. Os alunos ficaram a conhecer a biografia/bibliografia do autor e ilustrador, as características de um texto poético, leram vários poemas e realizaram atividades relativas aos mesmos.
Concluíram, em pares, a atividade de escrita criativa, mantendo o primeiro e o nono verso do poema “Quem sou eu” e expuseram oralmente o seu trabalho.
Desenvolver nos alunos o interesse pela poesia, estimular a criatividade e a imaginação desenvolvendo práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita, foram os principais objetivos desta atividade.
Os alunos colaboraram com entusiasmo, interesse e demonstraram espírito de iniciativa.
Parabéns!

sexta-feira, 24 de março de 2017

Escrita Criativa - 3.º ano

Nos dias 20 e 21 de março decorreram na biblioteca escolar sessões de “Escrita Criativa” com as turmas do 3ºA e 3ºB. 
A obra selecionada das Metas de Educação Literária foi “As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo.
Na exploração da obra foi elaborado, para o efeito, um Powerpoint com a apresentação da obra, em que os alunos ficaram a conhecer a biografia/bibliografia da autora, leram vários poemas e foram convidados a interagir, de forma proativa, através de um jogo de perguntas e respostas. Concluíram, em pares, a atividade de escrita criativa com a criação de um texto, em que a última palavra de uma frase tinha que ser a primeira do verso seguinte e, também, com a substituição de palavras de um verso dado por outras palavras que rimassem.
Os alunos colaboraram com entusiasmo, demonstrando interesse e espírito de iniciativa.
Desenvolver nos alunos o interesse pela poesia, estimular a criatividade e a imaginação, desenvolvendo práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita, foram os principais objetivos desta atividade.
Parabéns a todos os alunos e, mais uma vez, à recetividade dos professores que participaram nestas atividades.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Passaportes de Leitura - Apresentação


No decorrer desta semana as turmas do 3ºA, 3ºB, 4ºA e 4ºB apresentaram os seus passaportes de leitura na Biblioteca Escolar, com os registos realizados das obras que requisitaram na BE.
A evolução que alguns alunos revelaram foi notória, tanto a nível de conteúdo, síntese e apresentação gráfica do registo, assim como também da responsabilização na elaboração da atividade. Leram o seu passaporte, teceram alguns comentários das obras lidas e avaliaram com achegas oportunas os registos dos colegas.
Todos os passaportes foram analisados e, no enquadramento do regulamento da rubrica, selecionados os leitores com melhor desempenho.

Estão de parabéns!!

terça-feira, 14 de março de 2017

Faça lá um Poema- aluna vencedora a nível nacional

 O poema da aluna Maria Beatriz Barjas, do 8ºB do nosso agrupamento, "Vida de estudante", foi um dos vencedores, a nível nacional, da 8ª edição do Concurso ‘Faça lá um Poema’, (destacado no quadro a amarelo)  promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém, e dinamizado no nosso agrupamento pela Biblioteca Escolar. A presença da Escola, dos Encarregados de Educação e da autora justificará a cerimónia pública de entrega de prémios e celebração da poesia, no próximo dia 25 de março de 2017, no Centro Cultural de Belém. 
Está de parabéns a escola e, principalmente a aluna que, de uma forma séria e transparente, elaborou na biblioteca escolar um poema pertinente, revelador de grande criatividade e imaginação e que tão bem expressa a sua veia poética e artística.
Foste uma justa vencedora. Muitos parabéns Beatriz!!!

Podem ler o poema AQUI .

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Animação de leitura "Bichos, bichinhos e bicharocos"

Nos dias 13, 14 e 16 (2ºA) e 20, 21 e 22 de fevereiro (2ºB), a biblioteca escolar dinamizou a atividade “Animação de leitura da obra Bichos, bichinhos e bicharocos” com as turmas do 2º ano.
Na primeira sessão os alunos, através da projeção da capa do livro, foram convidados a antecipar o conteúdo do mesmo e a analisarem os elementos paratextuais. De seguida, e através da visualização de um powerpoint, individualmente, os alunos leram os poemas e participaram num concurso de perguntas e respostas “Vê lá se sabes”.
Na segunda sessão, e no contexto da temática da obra, explorou-se a Declaração dos Direitos dos Animais através da visualização e análise de um powerpoint (http://pt.slideshare.net/teclar/declarao-universal-dos-direitos-dos-animais) feita pela professora Isabel Losada. Foram colocadas múltiplas questões por parte das crianças que interagiram com grande entusiasmo e dinamismo, relatando experiências pessoais no relacionamento e atitudes para com os animais.
Os alunos farão um trabalho coletivo, reconstruindo a Declaração dos Direitos dos Animais, através da colagem desses artigos numa cartolina que, posteriormente, será afixada na BE.
Os principais objetivos desta atividade foram fomentar o gosto pela leitura, articular atividades desenvolvidas na sala de aula e na BE e dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.