sexta-feira, 25 de abril de 2014
segunda-feira, 21 de abril de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Clube Web 2.0
O clube Web 2.0 dinamizado pela biblioteca escolar funciona semanalmente, com alunos do 3º ciclo, que aderiram de forma entusiástica e assídua ao projeto.
No 2º período adquiriram competências digitais e aprenderam a utilizar o Prezzi. Recorrendo a esta ferramenta, os alunos exploraram e utilizaram as várias aplicações, com a produção de trabalhos elaborados pelos próprios, relacionados com as temáticas do currículo estudadas. Foi apresentado um trabalho, em contexto de sala de aula, para a disciplina de Ciências Naturais com o tema “Doenças Respiratórias”.
O mesmo pode ser visualizado no blog da BE.
Melhoraram-se as competências dos alunos para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, desenvolvendo novos serviços e novos espaços de aprendizagem.
Melhoraram-se as competências dos alunos para o uso e exploração da Internet e da Web 2.0, desenvolvendo novos serviços e novos espaços de aprendizagem.
Encontros de Encanto
No 2º período foram dinamizadas, todas as semanas, na biblioteca escolar, sessões de animação da leitura no âmbito da rubrica "Encontros de Encanto" para as turmas dos 5º, 6º e 7º anos.
Mais uma vez, a professora Carla, elemento da equipa da BE, com o seu engenho e arte, muito genuínos e próprios dos verdadeiros Contadores de histórias, conquistou o público que aderiu de forma entusiástica e colaborante em todas as sessões.
Mais uma vez, a professora Carla, elemento da equipa da BE, com o seu engenho e arte, muito genuínos e próprios dos verdadeiros Contadores de histórias, conquistou o público que aderiu de forma entusiástica e colaborante em todas as sessões.
Foi feita a animação da leitura com os contos “Rei Soberbo” e “Palácio da raínha condenada”, ambos pertencentes à obra Fábulas e Contos italianos, de Italo Calvino (2ºciclo), e projetado parte do filme “The Adventures of Tom Sawyer”, em inglês e, por isso, com os Encontros dinamizados em inglês (7º ano).
A continuidade deste trabalho é feita em contexto de sala de aula com propostas lançadas aos alunos/professores e brevemente publicaremos os resultados.
À Roda do Livro
No âmbito do projeto “À Roda do Livro” são realizadas atividades planeadas
e permanentes de leitura na escola com periodicidade quinzenal e mensal.
Conversa-se sobre as leituras que os alunos realizaram no decorrer desse tempo
e abre-se um espaço para que eles indiquem o livro que leram para alguns
colegas, levando em contas características da obra e as preferências leitoras
dos amigos. Organizam-se rodas de leitura e responde-se a questões, por vezes
colocadas em cartões, que se retiram de um saco. Há um movimento de troca de
ideias, considerações e indicações entre os alunos,
usando, quando necessário, uma pergunta ou outra. Os alunos também preenchem
uma ficha de leitura, em suporte de papel ou digital, em contexto de sala de
aula.
Com o tempo, as crianças vão construindo uma autonomia cada vez maior para compartilhar essas impressões sobre as leituras realizadas e, com isso, assumindo um protagonismo crescente na troca. Vão-se desenvolvendo, ao longo do processo, gostos e preferências por obras, géneros e autores.
Atividades com alunos NEE
Ao longo do 2º período, no âmbito das atividades de Currículo, Literacias e Aprendizagens, os alunos de Educação Especial do agrupamento visitaram a biblioteca escolar, semanalmente, para participarem em atividades continuadas de dinamização da leitura, incluindo a exploração de obras da editora Cercica, de Carla Breia “O Segredo do sol e da lua” e “Gato, gatão Poeta de profissão”.
Foram dinamizadas diversas atividades, tais como a apresentação e leitura das obras, apresentação de DVDs interativos com a história narrada em diversas linguagens (versão áudio, gestual, jogos interativos, símbolos pictográficos), desenvolvendo-se conteúdos de natureza informativa transversais a outras disciplinas. Os alunos fizeram atividades de expressão plástica com a seleção, recorte e colagem de símbolos pictográficos, numa perspetiva dinâmica, sendo os alunos agentes dinamizadores da sua própria aprendizagem na construção e narração dos contos.
terça-feira, 1 de abril de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)