terça-feira, 28 de abril de 2015

Semana da Leitura



Entre os dias 20 e 24 de abril, numa iniciativa da Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso, que integra as bibliotecas municipais de Boticas e Montalegre e as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, e do Agrupamento de Escolas de Montalegre, realizou-se a Semana da Leitura 2015, este ano subordinada ao tema “As Palavras do Mundo”, e no decorrer da qual se realizaram múltiplas e variadas ações visando o estímulo dos mais novos para a prática da leitura e o gosto pelos livros.
Os livros e as palavras ocuparam o lugar central do programa comemorativo da Semana da Leitura 2015 e diferentes espaços, como o Centro de Artes Nadir Afonso, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal e a própria escola serviram de palcos para a dinamização destas atividades.
A Semana da Leitura foi oficialmente aberta com a inauguração da Exposição “As Palavras do Mundo”, patente no hall de entrada e com a entrega de prémios aos alunos vencedores nos concursos PNL. Ao longo da semana realizaram-se várias atividades em diferentes espaços, nomeadamente na Biblioteca Municipal, na Biblioteca Escolar e no Auditório Municipal.
Realizaram-se leituras ao ar livre, Encontros intergeracionais entre os alunos do agrupamento e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, animações de leitura, visualização de filmes, entre outras atividades.
Dinamizou-se, também, a "Hora do Conto" na Biblioteca Escolar, momentos em que diferentes personalidades da comunidade educativa deram um pouco do seu tempo para lerem histórias aos mais pequenos.
O encerramento da Semana da Leitura 2015 teve como palco o Centro de Artes Nadir Afonso, onde foram lidos textos em prosa e poesia em várias línguas, leituras em que participaram não só a comunidade escolar, mas também a comunidade local, em particular imigrantes residentes em Boticas, que tiveram oportunidade de lerem alguns excertos de textos na sua língua natal.


 
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário