segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Animação da leitura - A noite dos animais inventados de David Machado



 
Nos dias 6, 7 e 8 de janeiro realizou-se a animação da leitura da obra "A noite dos animais inventados" de David Machado, com a turma do 4ºA.
Num primeiro momento (pré leitura), os alunos inventaram uma história coletiva a partir de imagens de cartões digitalizados da ilustração do livro. Com o acompanhamento da professora titular da turma, a professora Helena, e em contexto de sala de aula,  foi registada e ilustrada a narrativa criada (segundo momento).
No terceiro momento o livro foi apresentado com a visualização do filme no youtube (narração).
As crianças procederam ao seu reconto, com recurso aos cartões digitalizados, podendo confrontar a história que inventaram com a história visualizada.
Num quarto momento a turma participou, em grupo, no jogo "Olha a tua atenção...", dinamizado através de um PowerPoint, respondendo em pares a perguntas relativas à obra.
Irá ser elaborado um livro digital com a história inventada pela turma e respetiva ilustração. O mesmo será divulgado no blog.
Os alunos estão de parabéns. A sua participação ativa, interessada e empenhada foram indicadores úteis e reveladores do seu interesse, para dar continuidade ao desenvolvimento de outras atividades de mediação da leitura.
Estimular a leitura de obras em contexto de biblioteca escolar, desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura e desenvolver formas de trabalho cooperativo com os professores, foram os principais objetivos desta atividade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário