sábado, 6 de fevereiro de 2016

Como pesquisar na Web - Literacia da Informação


Trabalho elaborado na planificação das sessões de literacia da informação "Como pesquisar na Web". 

Ao longo do mês de janeiro foram dinamizadas, na biblioteca escolar, sessões de literacia de informação para as turmas do 2º ciclo intituladas “Como pesquisar na Web”, contando com a preciosa colaboração do elemento da equipa da BE, o docente Pedro Barroso.
Face à pertinência da temática e às necessidades verificadas, estas sessões foram extensivas a alunos do 3º ciclo, tendo sido ocupadas nas aulas de Educação Moral e Religião Católica.
Na planificação desta atividade foi elaborado um Powerpoint, publicado no blogue, e um desdobrável (ver AQUI) que foi distribuído pelos alunos.
Foram analisadas várias questões entre as quais: “motores de busca”, “como verificar a informação numa página Web”, “etapas para agilizar uma pesquisa” e “dicas úteis”.
As próximas sessões, no âmbito da literacia da informação, visarão as turmas dos 8º e 9º anos e abordarão a seguinte temática “Como elaborar um trabalho escrito”.
Entre os principais objetivos destas atividades destacam-se o aumento das atividades de formação para o uso correto e seguro da informação, dos média e das tecnologias, ambientes e ferramentas digitais e em linha e, também, a disponibilização de materiais informativos e de apoio à utilização/produção adequada da informação, da Internet e ao estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário