quarta-feira, 4 de abril de 2012

Por Irina, nº9 - 7ºA

O livro História de uma gaivota que ensinou o gato a voar, de Luís Sepúlvuda, um escritor chileno, narra a história de zorbas e seus amigos, Colonello, Secretário, Sabetudo e Barlavento que fazem tudo para cumprir as três promessas que Zorbas fez à Gaivota Kengah.
Quando lemos o livro sabemos que Zorbas não era um gato qualquer, era um gato que respeitava o Outro, todos os seres diferentes dele, ou seja, não era racista. Era um gato grande, preto e gordo. mas um gato nobre, amigo e solidário... Zorbas é um gato que coloca a maizade em primeiro lugar! É também um gato cumpridor das suas promessas e que só fica descansado quando as suas promessas ficarem completamente cumpridas e "arrumadas". Assim empenhou-se para chocar o ovo, criar a gaivotinha e por fim, ensiná-la a voar, como Prometido!
Adorei ler o liro, aliás já o tinha lido antes e lê-lo-ia mais uma vez, pois não deixa  de ter a sua importância, uma vez que dele tirei uma grande liçao de moral. Este livro demonstra acima de tudo como os humanos deviam ser, pois se assim fossem, não havia guerra nem racismo, apenas a união, a paz e a esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário